O setor de bares e restaurantes do Amazonas registrou queda de 6,5% em outubro, na comparação mensal, após a crise do metanol que afetou o país em setembro. Apesar do crescimento de 1,6% nas vendas em nível nacional, o Amazonas está entre os estados com desempenho negativo, segundo dados da Abrasel em parceria com a Stone.
De acordo com o relatório mensal da Abrasel, as vendas em bares e restaurantes no Brasil tiveram crescimento de 1,6% em outubro, após o recuo de 4,9% em setembro, causado pela onda de intoxicações por metanol que reduziu o movimento em vários estabelecimentos. Na comparação anual, porém, o setor nacional registrou queda de 1,9%.
No cenário nacional, apenas sete estados apresentaram crescimento nas vendas em outubro, entre eles Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte. Já estados como Roraima, Pernambuco e Amazonas registraram desempenho negativo. O Amazonas figura com queda de 6,5%, refletindo o impacto prolongado da crise sobre o setor de alimentação fora do lar.
A avaliação é de que, após o primeiro impacto da crise, o temor se dissipou e as vendas em nível nacional começaram a reagir, embora em alguns estados, como o Amazonas, o setor ainda enfrente desafios para recuperar o movimento perdido.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






