Exclusivo: “Conversei com seis partidos”, diz Tadeu de Souza sobre cenário político para 2026
Em entrevista exclusiva ao Radar de Notícias, vice-governador fala sobre articulações partidárias, trajetória e desafios do Amazonas para os próximos anos
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, afirmou em entrevista exclusiva ao Radar de Notícias, da Jovem Pan News Manaus, nesta terça-feira (25), que está em diálogo com diferentes siglas e que sua definição partidária para 2026 ainda não está consolidada. Segundo ele, as conversas fazem parte do movimento natural do período pré-eleitoral.
“Eu fui procurado por pelo menos seis partidos. É normal que, no momento de alinhamentos para as eleições, lideranças da linha de sucessão sejam convidadas. Mas essas definições devem ficar só para o ano que vem”, afirmou.
Tadeu de Souza é vice-governador desde 2022. Advogado, acumula mais de 25 anos de experiência no serviço público, integra desde 2004 o quadro de procuradores do Estado do Amazonas e já comandou a Procuradoria-Geral do Estado e a Casa Civil da Prefeitura de Manaus.
Durante a entrevista, o vice-governador relembrou sua trajetória pessoal e escolar.
“Eu sou um amazonense raiz. Passei minha infância em Manacapuru, estudei em escola pública, peguei sol e chuva para ir pra aula. Eu devo tudo à educação”, disse.
Ele também destacou a mudança no cenário da segurança pública nas últimas décadas, atribuindo parte dessa transformação ao tráfico internacional.
“Setenta por cento da cocaína que chega ao mundo passa pelos nossos rios. Isso pressionou o interior e alterou toda a estrutura da segurança pública”, afirmou.
Tadeu comentou ainda que tem acompanhado mutirões de cirurgias oftalmológicas e ações emergenciais durante as últimas estiagens severas. Segundo ele, essas viagens permitiram enxergar mais de perto a diversidade de realidades no interior. “Cada município tem uma vocação. Conhecer essas diferenças é essencial para levar desenvolvimento e bem-estar.”
Ao ser questionado sobre a possibilidade de assumir o governo em 2026, caso chegue à linha sucessória, ele disse:
“Meu primeiro ato seria montar uma equipe técnica capaz de entregar resultados rápidos. Eu venho do ambiente técnico e acredito profundamente em planejamento e método.”
Sobre Manaus, afirmou que a capital é determinante para o funcionamento do Estado.
“Manaus concentra 55% da população e 80% da arrecadação. Resolver os problemas da capital impacta diretamente a região metropolitana.”
Foto: Priscylla Curi
Reconhecimento institucional e diálogo com o Judiciário
Em 2025, Tadeu de Souza recebeu a Moeda de Reconhecimento do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11), que destacou sua contribuição para o fortalecimento do diálogo entre o Executivo e o Judiciário. A homenagem evidenciou a atuação do vice-governador em iniciativas de cooperação institucional e apoio à Justiça do Trabalho no Amazonas.
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus