Apuí inicia execução de primeiro edital cultural

Primeira edição do edital envolve oficinas, shows e atividades artísticas. Novo ciclo amplia ações formativas e fortalece produção cultural no município.

Apuí, a 453 km de Manaus, começou a executar o primeiro edital de cultura da história do município, por meio da Lei Aldir Blanc. A edição 01/2025 contemplou nove projetos de diferentes linguagens artísticas, marcando a expansão das ações culturais na cidade.

As atividades já começaram em duas frentes: a “Oficina de Berimbau”, conduzida pelo mestre Vaguinho, e o “Baile dos Anos Incríveis”, organizado por Jandriana Kalinski. Outras sete iniciativas iniciarão nas próximas etapas, incluindo Ginga da Libertação; Oficina: Fios que Encantam; Cavalgada Fora de Época no Setor Coruja; Umbanda, Arte e Inclusão; Oficina de Artesanato: Aprender para Sobreviver; Oficina: Canta Criança; e a continuidade da Oficina de Berimbau com Mestre Vaguinho.

O segundo edital, 02/2025, encerrado em 24 de novembro, vai contemplar cinco novos projetos, usando recursos remanescentes e rendimentos da Lei Aldir Blanc. Ao todo, Apuí terá 14 projetos em andamento, abrangendo formação artística, produção cultural e valorização das tradições locais.

Os editais inéditos buscam consolidar políticas culturais no município, estimular a criatividade local e garantir acesso e participação da população em atividades artísticas.

Serviço

O primeiro edital de cultura de Apuí, realizado pela Lei Aldir Blanc, contempla nove projetos de oficinas, shows e outras atividades artísticas. O segundo edital, encerrado em 24 de novembro, vai incluir cinco novos projetos com recursos remanescentes.

Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa

Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus