Amazonas reduz 20,7% da mortalidade por Aids

Ampliação do cuidado especializado e ações de testagem melhoram resposta a ISTs. Programa estadual fortalece prevenção, tratamento e capacitação profissional.

De 2013 a 2023, o Amazonas registrou uma redução de 20,7% na mortalidade por Aids. O levantamento consta no boletim HIV do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde.

A diminuição está ligada à ampliação do diagnóstico, da prevenção e do tratamento especializado. A descentralização dos serviços para a capital e o interior aumentou a testagem e a detecção precoce, além de facilitar o acompanhamento de casos e reduzir a transmissão do HIV.

A expansão incluiu a oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PreP) em oito municípios e Profilaxia Pós-Exposição (PEP) em 36 cidades. O Amazonas também implementou serviços laboratoriais de diagnóstico rápido em Manaus, Tabatinga, Tefé, Coari, Parintins e São Gabriel da Cachoeira, com outros municípios na fase final de implantação, totalizando 12 localidades beneficiadas.

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) focou no tratamento de pessoas vivendo com HIV e Aids, com reforço de 76 profissionais em 2025, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros especialistas.

As ações volantes de prevenção e testagem somaram 65 atividades no estado, distribuindo mais de 305 mil preservativos, 100 mil unidades de gel lubrificante, 2 mil autotestes e realizando 3.500 testes rápidos.

O Programa Estadual de HIV/Aids publicou novas orientações técnicas, padronizando laudos de testes rápidos, autorizando a primeira prescrição de Terapia Antirretroviral (TARV) por enfermeiros, além de recomendações de vacinação contra Hepatite A e Mpox e prevenção da transmissão vertical.

A formação profissional foi ampliada com 45 treinamentos para equipes de saúde e laboratórios, quatro webinars em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e capacitações voltadas ao manejo clínico de HIV/Aids em municípios como Parintins, Nhamundá, Barreirinha, Tabatinga, Manacapuru e Tefé. O projeto “Aids Avança” também estruturou fluxos assistenciais no estado.

Durante o Dezembro Vermelho, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) intensifica atividades em todo o estado, apoiando municípios na prevenção, diagnóstico e acompanhamento de casos de HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Com informações da assessoria*
Foto: Divulgação

Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus