Cidadão já pode bloquear abertura de contas pelo Banco Central

Ferramenta gratuita BC Protege+ permite impedir que instituições financeiras abram contas em nome de terceiros

Começou a funcionar nesta segunda-feira (1º) a ferramenta BC Protege+, criada pelo Banco Central para permitir que qualquer pessoa bloqueie a abertura de novas contas bancárias em seu nome. O recurso, que funciona gratuitamente pelo site do BC, foi desenvolvido para reduzir fraudes envolvendo uso indevido de documentos.

Para ativar o bloqueio, o usuário deve acessar o site do Banco Central, entrar na área “Meu BC”, fazer login com a conta gov.br e habilitar a opção BC Protege+. A partir da ativação, todas as instituições financeiras passam a receber, automaticamente, a informação de que não estão autorizadas a abrir contas vinculadas ao CPF daquele cidadão.

A restrição vale para contas correntes e poupança, com exceção das contas salário — que só podem ser abertas pelo empregador com finalidade específica de pagamento. A ferramenta pode ser desativada a qualquer momento pelo próprio usuário, caso ele deseje abrir uma nova conta futuramente.

A diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Izabela Correa, destacou que o mecanismo também evita que alguém seja incluído de forma fraudulenta como titular na conta de terceiros.

“É um serviço para os cidadãos e também contribui para a promoção da integridade do sistema financeiro”, afirmou.

De acordo com o Banco Central, cerca de 7.800 pessoas já haviam ativado a proteção até as 15h desta segunda-feira. O sistema entrou no ar às 10h da manhã.

 

 

 

Com Informações do G1

Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus