A 36ª rodada do Brasileirão Betano, concluída no último domingo (30), trouxe novos cenários para a disputa por vagas na Copa Libertadores de 2026. Entre as definições, Fluminense e Bahia asseguraram presença no torneio continental na próxima temporada. O Tricolor carioca venceu o São Paulo por 6 x 0 e segue em busca de uma vaga direta na fase de grupos, enquanto o Tricolor baiano empatou por 1 x 1 com o Juventude, em Caxias do Sul, e confirmou sua segunda participação consecutiva na competição.
Com esses resultados, o futebol brasileiro já tem sete equipes classificadas para a Libertadores de 2026: Flamengo — campeão da Copa Libertadores de 2025 no último sábado (29), diante do Palmeiras, em Lima —, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Botafogo, Fluminense e Bahia.
Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro já estão assegurados na fase de grupos. Outras quatro equipes ainda disputam duas vagas diretas: Mirassol (63 pontos), Botafogo (59), Fluminense (58) e Bahia (57). Caso uma dessas equipes não consiga a classificação direta, seguirá na briga pela fase preliminar.
A rodada também movimentou a disputa pelo título brasileiro. O Flamengo abriu cinco pontos de vantagem sobre o Palmeiras e pode confirmar a taça já nesta quarta-feira (3).
Para levantar o troféu de forma antecipada, o rubro-negro precisa apenas de um empate — ou até mesmo pode ser campeão com derrota, caso o Palmeiras não vença o Atlético-MG em Belo Horizonte.
Outras vagas para o torneio continental ainda serão influenciadas pela Copa do Brasil, que está nas semifinais com os confrontos Cruzeiro x Corinthians e Vasco x Fluminense.
Caso Cruzeiro ou Fluminense conquistem o título do torneio nacional, uma nova vaga será aberta via Brasileirão.
Nesse contexto, sete clubes permanecem na disputa por classificação para a fase preliminar da Libertadores de 2026: São Paulo (48 pontos), Corinthians (46), Grêmio (46), Vasco (45), Red Bull Bragantino (45), Atlético-MG (45) e Ceará (43).
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Divulgação





