A primeira edição do Amazônia Festival de Poesia será realizada em 2025 e inclui a celebração do centenário do poeta Thiago de Mello (1926-2026). O anúncio oficial ocorrerá em 4 de dezembro, às 10h, no Salão Verde da Valer Teatro, no Largo São Sebastião.
O festival terá programação de eventos e ações educativas voltadas para o incentivo à leitura e à cultura literária da Amazônia. A curadoria ficará a cargo do escritor Tenório Telles.
Thiago de Mello nasceu em Barreirinha e teve suas obras traduzidas para mais de 30 idiomas. Sua produção literária aborda política, natureza, família, liberdade e amor. Durante o exílio e atuação diplomática no Chile, manteve contato com escritores como Pablo Neruda, Júlio Cortázar, Jorge Luís Borges e Gabriel García Márquez.
Em 2021, a 34.ª Bienal de São Paulo homenageou o poeta, destacando o verso “Faz escuro, mas eu canto” do poema “Madrugada Camponesa”. Ele também foi membro da Academia Amazonense de Letras e recebeu o prêmio Personalidade Literária do Prêmio Jabuti em 2018.
O anúncio do festival, com datas e horários detalhados das atividades, será feito em 4 de dezembro de 2025, às 10h, no Salão Verde da Valer Teatro. Contatos para entrevistas podem ser feitos pelo telefone 92 99133-5241.
Com informações da assessoria*
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






