O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou os gabaritos preliminares das questões objetivas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025. A consulta deve ser feita no portal do Inep, na área de Provas e Gabaritos.
O Enade é aplicado anualmente e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame mede o desempenho de estudantes de graduação e contribui para o monitoramento da qualidade dos cursos superiores. A edição deste ano ocorreu em 23 de novembro, em todo o país.
Cursos avaliados em 2025
O exame é obrigatório para alunos habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas definidas em edital. Entre os bacharelados avaliados estão administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais.
Nos cursos superiores de tecnologia, participaram estudantes das áreas de design gráfico, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
Objetivos e resultados
Além de avaliar o conteúdo específico de cada área, o Enade mede competências e habilidades relacionadas à formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes sobre a realidade brasileira e internacional.
Os resultados individuais das avaliações teóricas serão disponibilizados no Sistema Enade em 18 de setembro de 2026, por meio do boletim de desempenho do estudante.
A divulgação dos gabaritos preliminares marca a primeira etapa do cronograma pós-aplicação e permite que estudantes avaliem o desempenho inicial enquanto aguardam os resultados oficiais.
Sobre a relevância do exame para o sistema de avaliação, um representante do setor educacional explicou que o Enade é parte estruturada do processo de monitoramento da qualidade do ensino superior.
“O exame fornece dados essenciais para acompanhar o desempenho das instituições e dos estudantes no país”, destacou.
Com informações da Agência Brasil*
Por Haliandro Furtado — Redação da Jovem Pan News Manaus






