Golpe da “ligação muda” clona vozes e aplica fraudes via pix

Vítimas são induzidas a falar para capturar amostras de voz. Polícia orienta como evitar fraudes e registrar denúncias.

Um golpe conhecido como “ligação muda” tem sido aplicado por criminosos para clonar vozes de vítimas. A técnica consiste em ligar para a pessoa e permanecer em silêncio ou responder com poucas palavras, fazendo com que a vítima continue falando. O objetivo é gravar trechos da voz e utilizá-los em fraudes.

Com a voz clonada, golpistas simulam pedidos de transferência via pix, se passam por familiares, bancos ou órgãos públicos. Números de telefone usados nas chamadas geralmente são obtidos ilegalmente, inclusive em plataformas da chamada Dark Web.

A recomendação é não falar quando o outro lado permanece em silêncio e desligar se perceber perguntas desconexas ou ausência de resposta. Antes de realizar qualquer transferência, deve-se confirmar a solicitação por outro canal de contato conhecido.

Denúncias e prevenção

Vítimas devem procurar o 22º Distrito Integrado de Polícia (DIP), a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc) ou outras unidades policiais, levando todas as informações possíveis.

O 22º DIP está na rua Brasil, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelos números 197, (92) 3667-7575 ou 181, e pelo site da Delegacia Virtual: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

 

Com informações da assessoria*
Foto: Divulgação

Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus