Com foco no interior, Polícia Civil recebe 132 novas viaturas com tecnologia do Sistema Paredão

Veículos serão usados em delegacias da capital e do interior e reforçam investigações com leitura automática de placas

Em mais uma etapa de renovação da estrutura das forças de segurança, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) recebeu, nesta quinta-feira (4), 132 novas viaturas caracterizadas, todas equipadas com tecnologia integrada ao Sistema Paredão — ferramenta que faz leitura automática de placas e cruza informações em tempo real com a base de monitoramento do estado. A distribuição deve priorizar delegacias do interior, segundo a corporação.

O governador Wilson Lima destacou que a entrega faz parte de um pacote mais amplo de investimentos em tecnologia e infraestrutura.

“O que estamos fazendo é uma renovação total da frota e colocando essas viaturas com tecnologia embarcada. Tudo isso faz parte dos investimentos que estamos fazendo em torno de R$ 1 bilhão desde que começamos a fazer essa mudança na segurança pública com a implantação das câmeras. Temos 1.500 câmeras distribuídas por toda a cidade para leitura de placa de veículos e totens em pontos estratégicos para reconhecimento facial”, afirmou.

Com essa remessa, o Governo do Estado projeta ultrapassar 900 veículos entregues em 2025 para a Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), incluindo carros, motos e embarcações — o que representa uma das maiores renovações de frota já anunciadas no setor.

O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, afirmou que os investimentos têm relação direta com a redução dos indicadores criminais ao longo do ano.

“Estamos concluindo um ano que será o mais seguro dos últimos 25 anos na capital e em 20 anos em todo o estado”, disse.

As novas viaturas possuem sistema de leitura automática de placas, recurso que permite identificar rapidamente veículos roubados ou furtados e acionar equipes de campo por meio do Sistema Paredão. A tecnologia vem sendo empregada na capital desde a instalação de 1.500 câmeras e totens em áreas estratégicas.

O delegado-geral da Polícia Civil, Bruno Fraga, afirmou que o reforço vai impactar diretamente o atendimento ao cidadão e a agilidade das investigações, especialmente no interior.

“Todos os interiores serão contemplados com essas viaturas e isso permite uma rapidez e eficiência no trabalho e investigação, quando a população vai até a delegacia procurar apoio da Polícia Civil.”

A entrega contou ainda com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klinger Paiva; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz; e dos vereadores Rodrigo de Sá e Allan Campelo.

Outros investimentos na segurança

Em 2025, a Polícia Militar recebeu 513 novos veículos, e a Polícia Civil incorporou mais 69 viaturas para investigações e operações especiais — com outras 18 previstas para chegar. A SSP-AM também adicionou 75 veículos à sua estrutura.

A atuação em áreas ribeirinhas foi reforçada com lanchas blindadas e bases fluviais, entre elas a Base Arpão, utilizada em operações contra o tráfico de drogas e crimes ambientais. Novos policiais civis e militares foram enviados ao interior como parte da expansão do efetivo.

Os dados oficiais mostram reduções em indicadores ao longo do ano: 31% nos roubos de veículos, 32% nos homicídios, 44,8% nos feminicídios e 28% nos roubos de celular. Houve ainda aumento de 4,8% na apreensão de armas.

 

 

Com Informações da Polícia Civil do Amazonas

Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus