A Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira (5), a Operação Yankee 2 para cumprir mandados de busca e apreensão expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia. A ação faz parte da investigação sobre a atuação de indivíduos e empresas suspeitos de promover migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos e de possíveis crimes relacionados, como lavagem de capitais.
A apuração teve início com informações coletadas na primeira fase do caso, a Operação Yankee, que identificou movimentações financeiras relacionadas ao envio irregular de brasileiros ao exterior. Novos dados reunidos durante as diligências motivaram a deflagração da nova etapa.
Segundo a Polícia Federal, foram mapeadas transações financeiras consideradas suspeitas, vínculos entre empresas de turismo e migrantes detidos no exterior, uso de endereços eletrônicos ligados às empresas investigadas na emissão de passaportes e transferências de patrimônio registradas pouco antes da saída de determinados migrantes do país. Os elementos apontam para a existência de uma possível estrutura organizada voltada à migração ilegal.
A operação tem como objetivo identificar a forma de atuação do grupo, rastrear os fluxos financeiros, verificar o envolvimento de terceiros e responsabilizar todos os participantes eventualmente vinculados ao esquema.
Com informações da Assessoria da Polícia Federal*
Por Haliandro Furtado — Redação da Jovem Pan News Manaus






