Lando Norris se tornou campeão da Fórmula 1 pela primeira vez após garantir o terceiro lugar no GP de Abu Dhabi. Com isso, o piloto britânico de 26 anos deu à McLaren seu primeiro título de pilotos desde 2008, quando Lewis Hamilton conquistou a equipe, encerrando uma espera de 17 anos. Norris sucede Hamilton, também britânico, no panteão dos grandes da categoria.
A corrida de Abu Dhabi teve vitória de Max Verstappen, com Oscar Piastri em segundo. Apesar de não vencer a prova, Norris somou pontos suficientes para chegar ao topo da classificação, com 423 pontos, dois à frente do piloto holandês. O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou a prova na 11ª posição.
Norris estreou na Fórmula 1 em 2019 e, no ano passado, terminou como vice-campeão, atrás justamente de Verstappen. Aos 26 anos, ele encerrou uma sequência de quatro títulos consecutivos do piloto holandês. Nesta temporada, Lando Norris conquistou 16 poles e venceu 11 corridas, tornando-se o 35º piloto a ser campeão mundial de Fórmula 1.
O título também marca um momento histórico para a McLaren, que não conquistava o campeonato de pilotos há 17 anos. “Novinho e campeão”, como destacou a imprensa britânica, Norris chega à elite da categoria em grande estilo.
Classificação final do GP de Abu Dhabi:
-
Max Verstappen (RBR)
-
Oscar Piastri (McLaren)
-
Lando Norris (McLaren)
-
Charles Leclerc (Ferrari)
-
George Russell (Mercedes)
-
Fernando Alonso (Aston Martin)
-
Esteban Ocon (Haas)
-
Lewis Hamilton (Ferrari)
-
Oliver Bearman (Haas)
-
Lance Stroll (Aston Martin)
-
Gabriel Bortoleto (Sauber)
-
Nico Hulkenberg (Sauber)
-
Carlos Sainz (Williams)
-
Yuki Tsunoda (RBR)
-
Kimi Antonelli (Mercedes)
-
Alexander Albon (Williams)
-
Isack Hadjar (RB)
-
Liam Lawson (RB)
-
Pierre Gasly (Alpine)
-
Franco Colapinto (Alpine)
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Clive Rose/Getty Images






