Abate de bovinos cresce quase 6% e aquisição de leite cru cai mais de 4% no Amazonas

No terceiro trimestre de 2025, o abate de bovinos no Amazonas aumentou 5,91% em relação ao trimestre anterior, enquanto a aquisição de leite cru caiu 4,04%. Os dados são da Pesquisa Trimestral do IBGE sobre a produção agropecuária estadual.

O terceiro trimestre de 2025 registrou crescimento no abate de bovinos e queda na aquisição de leite cru no Amazonas, segundo dados do IBGE. Foram abatidas 86.674 cabeças de gado, 5,91% a mais que o trimestre anterior, enquanto a aquisição de leite cru totalizou 2,5 milhões de litros, 4,04% abaixo do trimestre anterior.

O aumento no abate de bovinos refletiu diretamente na produção de carcaças, que chegou a 19,6 mil toneladas no período, representando crescimento de 5,96% frente ao trimestre imediatamente anterior e de 15,19% na comparação anual com o terceiro trimestre de 2024.

Já a aquisição de leite cru por estabelecimentos sob inspeção sanitária (federal, estadual ou municipal) apresentou um aumento de 1,77% em relação ao mesmo período de 2024, mas sofreu queda de 4,04% em comparação ao trimestre anterior.

Desidentificação de dados

Vale destacar que, desde janeiro de 2006, os dados de unidades da federação com menos de três estabelecimentos informantes são desidentificados pelo caractere “X”. Por isso, a pesquisa não apresenta informações sobre produção de ovos, carcaças e couro no Amazonas.

Sobre a pesquisa

O IBGE realiza trimestralmente pesquisas sobre a conjuntura agropecuária, incluindo:

  • Pesquisa Trimestral do Abate de Animais

  • Pesquisa Trimestral do Leite

  • Pesquisa Trimestral do Couro

  • Produção de Ovos de Galinha

Desde o 1º trimestre de 2018, os primeiros resultados são divulgados antecipadamente, cerca de um mês antes da publicação completa no periódico Indicadores IBGE: Estatística da Produção Pecuária. Os dados completos do 4º trimestre de 2025 serão divulgados em 18 de março de 2026.

Os números podem ser consultados no Sidra, plataforma oficial do IBGE para acesso às estatísticas.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.