A vacina contra a Influenza no Amazonas atingiu 35,4% do público-alvo, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (10/12) pela Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A imunização foi iniciada antes do período tradicional por causa da intensificação dos vírus respiratórios durante o inverno amazônico, que ocorre de novembro a maio. A meta de referência estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90% de cobertura.
O público-alvo definido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) inclui crianças pequenas, gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, além de profissionais de áreas essenciais como saúde, educação, segurança, transporte e logística. Também integram esse grupo pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, adolescentes em medidas socioeducativas e trabalhadores do sistema prisional. Em todos os casos, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde dos 62 municípios do estado.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, reforçou a necessidade de ampliar a procura para garantir proteção no período de maior circulação viral.
“Temos a possibilidade de atravessar o período da sazonalidade das doenças respiratórias com a população imunizada, mas a adesão ainda está abaixo do esperado. Por isso, fazemos um apelo para que as pessoas que estão nos grupos prioritários procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em qualquer município”, afirmou.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressaltou que o estado se antecipou na distribuição das doses e na organização da rede assistencial.
“O estado se organizou, distribuiu as doses com antecedência e estruturou a rede para ampliar o acesso à vacina. Quando a procura é baixa, o risco aumenta para todos, especialmente para os grupos mais vulneráveis”, destacou.
Com Informações da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






