Seleção feminina sobe para 6º lugar no ranking da Fifa após série de vitórias

A Fifa divulgou nesta quinta-feira (11) a mais recente atualização do ranking feminino de seleções, e o Brasil comemorou a subida de uma posição, ultrapassando a França e alcançando o 6º lugar. O melhor desempenho histórico da equipe verde e amarela continua sendo a 2ª colocação, alcançada em 2009.

A liderança do ranking segue com a Espanha, atual campeã da Copa do Mundo, que assumiu a ponta em agosto deste ano. Estados Unidos e Alemanha completam o top-3, com a Alemanha registrando uma ascensão de duas posições na lista. Entre os destaques da nova atualização, a Suécia caiu duas colocações, enquanto Coreia do Norte subiu uma posição e Canadá caiu no ranking.

O avanço do Brasil reflete o bom desempenho da seleção nas últimas partidas. Dos quatro confrontos mais recentes, a equipe venceu três: 2 x 1 contra a Inglaterra, 1 x 0 sobre a Itália e 5 x 0 diante de Portugal. A única derrota foi por 3 x 1 para a Noruega, mas não comprometeu o progresso da equipe na classificação global.

O top 10 do ranking feminino da Fifa, atualizado, está assim definido:

  1. Espanha

  2. Estados Unidos

  3. Alemanha (subiu duas posições)

  4. Inglaterra

  5. Suécia (caiu duas posições)

  6. Brasil (subiu uma posição)

  7. França (caiu uma posição)

  8. Japão

  9. Coreia do Norte (subiu uma posição)

  10. Canadá (caiu uma posição)

O avanço da Seleção Brasileira feminina demonstra a consolidação de um projeto sólido de desenvolvimento do futebol feminino no país, com atletas cada vez mais competitivas em torneios internacionais e fortalecendo a presença do Brasil no cenário global. A equipe agora mira novas vitórias em competições continentais e mundiais, buscando retornar aos primeiros lugares da tabela da Fifa.

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Mike Morese/MI News/NurPhoto via Getty Images