Projeto em Manaus ensina hormônios femininos com bioinformática e impressão 3D

Iniciativa foi desenvolvida na Escola Estadual Marcantonio Vilaça com apoio da Fapeam. Metodologia combina teoria, prática e tecnologias digitais para ensino de ciências.

Estudantes do 3º ano da Escola Estadual Marcantonio Vilaça, em Manaus, participaram de projeto que utilizou bioinformática, modelagem e impressão 3D para estudar estruturas hormonais femininas. A iniciativa foi desenvolvida com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), pelo Programa Ciência na Escola.

O estudo envolveu modelagem de moléculas hormonais por meio dos softwares Tinkercad e Chemdraw, além da impressão em 3D. As alunas exploraram conceitos de química, biologia e saúde feminina, incluindo ciclos hormonais, menstruação, gravidez na adolescência e prevenção de doenças. O projeto seguiu etapas de construção de modelos, expressão e comunicação das ideias. Os estudantes representaram estruturas químicas por meio de desenhos, diagramas e construções físicas, permitindo visualização concreta das moléculas estudadas.

A pesquisa adotou a metodologia STEAM, integrando ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. O objetivo foi estimular a criatividade, promover compreensão de conteúdos científicos e despertar interesse por pesquisa e inovação tecnológica. O programa da Fapeam incentiva participação de professores e estudantes da educação básica em projetos de ciência e tecnologia. A iniciativa busca fortalecer a formação científica e tecnológica em escolas públicas do Amazonas.

Com informações da Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus