O agronegócio brasileiro alcançou a marca de 500 novos mercados internacionais abertos entre 2023 e 2025. O resultado foi apresentado nesta segunda-feira (15), durante a inauguração da nova sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Brasília, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo dados divulgados no evento, a ampliação da presença brasileira no comércio internacional já gerou US$ 3,4 bilhões em exportações. Os novos mercados estão distribuídos em mais de 80 países e têm potencial estimado de até US$ 37,5 bilhões por ano. Entre os principais produtos habilitados estão carnes, algodão, frutas e pescados.
Durante o discurso, o presidente destacou que o avanço está relacionado à capacidade produtiva do país e ao trabalho coordenado do governo.
“O que acontece no Brasil hoje é que a gente produz para atender o mercado interno e produz tão bem que consegue atender também o mercado externo”, afirmou Lula.
A estratégia de expansão comercial é conduzida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, com apoio da ApexBrasil, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, em articulação com o setor privado.
Lula também citou a intenção de ampliar a presença do Brasil em agendas e feiras internacionais. Entre os compromissos anunciados estão a participação na Feira de Hannover, na Alemanha, além de viagens à Coreia do Sul, com foco no setor de cosméticos, e à Índia, para discutir parcerias nas áreas de defesa, fármacos e tecnologias agrícolas.
Para o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a abertura dos novos mercados reflete a diplomacia brasileira e o reconhecimento sanitário da produção nacional.
“O mundo reconhece a sanidade dos produtos brasileiros e a capacidade de produzir cada vez mais com garantia de qualidade”, afirmou, ao lembrar que o país recebeu, em 2025, a certificação de área livre de febre aftosa.
Fávaro destacou ainda que o fortalecimento da atuação internacional incluiu a ampliação do número de adidos agrícolas no exterior, que passou de 29 para 40 representantes. Segundo ele, os novos mercados tendem a se converter gradualmente em negócios efetivos nos próximos anos.
Dados da ApexBrasil mostram que, entre 2023 e 2025, foram realizadas mais de 170 ações internacionais em 42 países, com projeção de US$ 18 bilhões em negócios e atendimento a mais de três mil empresas brasileiras. Nesse período, também ocorreram 19 missões presidenciais e cinco vice-presidenciais.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ressaltou a parceria com o setor privado para ampliar a presença brasileira no exterior.
“A Apex mantém convênios com 52 setores da economia, garantindo a participação do Brasil em cerca de mil eventos internacionais por ano”, afirmou.
Criada em 2003, a ApexBrasil apoiou, até outubro de 2025, 20.754 empresas, sendo 66% micro, pequenas e médias, com foco especial nas regiões Norte e Nordeste. Já o vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o Brasil deve bater recorde de exportações em 2025.
“Mesmo com um cenário internacional mais desafiador, o país deve alcançar US$ 345 bilhões em exportações”, declarou.
Com Informações da Agência Brasil
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






