Detran/AM suspende serviços de habilitação para adequação à CNH do Brasil

Suspensão vale a partir desta terça-feira (16/12) e previsão de normalização é 25/12. Novos processos de CNH estão temporariamente suspensos; taxas já pagas podem ser finalizadas.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) suspendeu, nesta terça-feira (16/12), os serviços de habilitação devido à adequação do sistema às mudanças da CNH do Brasil. A previsão é que os serviços sejam normalizados na quinta-feira (25/12).

Condutores que já emitiram taxas de renovação, segunda via ou outros serviços de habilitação podem concluir os processos normalmente em todos os postos do Detran-AM. A suspensão atinge apenas novos processos.

O órgão ressalta que para os condutores que já emitiram taxas de habilitação, os atendimentos seguem normalmente em todos os postos do Detran Amazonas.

O Detran Amazonas, nesta terça-feira (16/12), suspendeu os serviços de CNH para implementar a nova resolução do Governo Federal que muda algumas tratativas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Lembrando que quem fez o pagamento da taxa de renovação, segunda via e outros serviços de habilitação, vão conseguir finalizar. Apenas processos novos estão suspensos no momento. Essa melhoria é para a população, para que possa vir aqui e ter o melhor atendimento”, explica o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes.

O novo modelo da CNH prevê curso teórico gratuito e digital, flexibilização das aulas práticas e possibilidade de aulas com instrutores credenciados. O processo de abertura ocorre pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da CNH do Brasil.

O conteúdo do curso teórico será oferecido online gratuitamente ou presencialmente em autoescolas. A resolução determina duas horas de aulas práticas obrigatórias, realizadas em autoescola ou com instrutor autorizado, utilizando inclusive o próprio veículo do candidato.

Os exames teóricos e práticos continuam obrigatórios para avaliação da habilidade de condução. Em caso de reprovação na primeira prova, o candidato tem direito ao primeiro reteste sem custo adicional.

O novo processo elimina a exigência de prazo para finalização da formação e aumenta a flexibilidade na organização das aulas práticas e teóricas, mantendo os padrões de avaliação obrigatórios.


Com informações da Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus