Pré-Libertadores 2026: Sorteio acontece nesta quinta-feira (18)

A Conmebol realiza nesta quinta-feira (18) o sorteio que dará início oficialmente à Copa Libertadores 2026. O evento acontece a partir das 12h (horário de Brasília), na sede da entidade, em Luque, no Paraguai, e definirá os confrontos da primeira e da segunda fase da Pré-Libertadores.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Conmebol Libertadores no YouTube, além da ESPN e do Disney+, permitindo que torcedores acompanhem em tempo real a definição dos duelos iniciais da competição continental.

O Brasil estará representado por dois clubes nesta etapa preliminar. Bahia e Botafogo disputarão vagas na fase de grupos e já entram diretamente na segunda fase do torneio. As equipes brasileiras não poderão se enfrentar nesta etapa, nem encarar adversários que estejam no Pote 1 da segunda fase eliminatória.

Na primeira fase da Pré-Libertadores, os potes estão divididos da seguinte forma: no Pote 1 aparecem Alianza Lima, do Peru, Deportivo Táchira, da Venezuela, e Universidad Católica, do Equador. Já o Pote 2 conta com Barcelona ou LDU, do Equador, 2 de Mayo, do Paraguai, e Juventud, do Uruguai.

Para a segunda fase, o Pote 1 reúne Bahia, Botafogo, Sporting Cristal, do Peru, Guaraní, do Paraguai, Independiente Medellín, da Colômbia, Argentinos Juniors, da Argentina, Deportes Tolima, também da Colômbia, e Huachipato, do Chile. O Pote 2 terá Barcelona ou LDU, do Equador, Liverpool, do Uruguai, Carabobo, da Venezuela, O’Higgins, do Chile, além de Blooming, Real Potosí ou The Strongest, da Bolívia, e os clubes classificados da fase inicial.

Após a definição dos classificados da Pré-Libertadores, a Conmebol realizará um novo sorteio para a fase de grupos da competição. Essa etapa está marcada para o dia 18 de março de 2026.

Os clubes que avançarem das fases preliminares serão alocados no Pote 4 da fase de grupos. Diferentemente das etapas anteriores, será permitido o confronto entre equipes do mesmo país. Com isso, Bahia e Botafogo poderão cair em grupos que já tenham representantes brasileiros, como Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense e o campeão da Copa do Brasil (Corinthians ou Vasco).

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Divulgação / Conmebol