Ponte da Integração é inaugurada e amplia ligação viária entre Brasil e Paraguai

Estrutura liga Foz do Iguaçu a Presidente Franco, amplia conexão logística e terá tráfego liberado de forma gradual
Ponte da Integração Brasil–Paraguai - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta sexta-feira (19), a Ponte Internacional da Integração Brasil–Paraguai, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Durante a cerimônia, Lula afirmou que a obra simboliza cooperação entre países e criticou nações que optam por “construir muros” em vez de promover integração.

A ponte liga Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco. A estrutura tem 760 metros de extensão, vão-livre de 470 metros — o maior do continente — e duas pistas simples, com 3,6 metros de largura cada.

Segundo Lula, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, inaugura no sábado (20), a parte da obra no país vizinho. O presidente brasileiro informou que equipes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Receita Federal atuarão no controle do tráfego. A liberação gradual, explicou, está relacionada à infraestrutura do lado paraguaio.

O presidente afirmou que a nova ligação deve ampliar o comércio bilateral. “Vão transitar bilhões de dólares de interesse da economia brasileira e da economia paraguaia”, declarou.

Investimentos e execução

A ponte é do tipo estaiada, sustentada por duas torres de 190 metros de altura, equivalentes a edifícios de cerca de 54 andares. A obra recebeu investimento total de R$ 1,9 bilhão dos dois países e integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Do lado brasileiro, o financiamento foi feito pela Itaipu Binacional, no valor de R$ 712 milhões. Desse total, R$ 372 milhões foram destinados à construção da ponte e R$ 340 milhões às obras da Perimetral Leste, até novembro de 2025.

O modelo de execução foi tripartite, com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) como órgão proprietário, o governo do Paraná como executor e a Itaipu Binacional responsável pelo repasse dos recursos.

A ponte passou a ser considerada prioridade estratégica em 2012. Os editais de licitação foram lançados em 2012 e 2014, e o licenciamento ambiental foi concluído com a emissão da licença pelo Ibama em fevereiro de 2017. Após a definição da Itaipu como agente financiador, em 2018, as obras começaram em 2019 e foram concluídas fisicamente em outubro de 2023.

Impacto regional e operação

A inauguração marca a segunda ligação viária sobre o Rio Paraná entre Brasil e Paraguai, 60 anos após a abertura da Ponte da Amizade. Atualmente, a ligação existente registra fluxo diário de cerca de 100 mil pessoas e 45 mil veículos, segundo a Receita Federal.

A nova rodovia tem 14,7 quilômetros de extensão e conecta a BR-277 à ponte, desviando o tráfego de caminhões do centro urbano de Foz do Iguaçu. O objetivo é reorganizar o fluxo de veículos pesados, melhorar a mobilidade urbana e aumentar a segurança viária.

De acordo com o governo federal, a operação será feita por etapas. Inicialmente, a travessia será permitida apenas para caminhões sem carga, nos dois sentidos, em horários definidos pela Receita Federal e pela Polícia Rodoviária Federal. Ônibus de turismo fretados devem ser autorizados a circular em breve.

A liberação total para veículos de carga está prevista para ocorrer entre o fim de 2026 e o início de 2027, condicionada à conclusão do Corredor Metropolitano del Este, no Paraguai, que garantirá a infraestrutura completa de acesso à ponte.

 

Com informações da Agência Brasil*

Por Haliandro Furtado — Redação da Jovem Pan News Manaus