Bolsonaro confirma Flávio como pré-candidato à Presidência em 2026

Documento manuscrito foi apresentado por Flávio Bolsonaro nesta quinta-feira. Anúncio ocorre enquanto Jair Bolsonaro está internado para procedimento cirúrgico.

O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República em 2026. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, dia 25, por meio de uma carta lida pelo próprio senador em frente ao hospital DF Star, em Brasília.

O anúncio ocorreu pouco antes do início da cirurgia de correção de hérnia à qual Jair Bolsonaro será submetido nesta manhã. O procedimento está previsto para começar às 9h, com duração estimada entre três e quatro horas. O ex-presidente está internado na unidade desde quarta-feira.

A carta, escrita à mão, foi apresentada por Flávio Bolsonaro à imprensa. Segundo o senador, o texto foi redigido pelo pai na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, no dia 23 de dezembro, e assinada nesta quinta-feira. No documento, Jair Bolsonaro informa que decidiu indicar o filho como pré-candidato à Presidência em 2026.

Ainda conforme o texto, a decisão é apresentada como uma forma de manter a representação política de seus apoiadores. Flávio Bolsonaro afirmou que a leitura da carta reforça a pré-candidatura, já anunciada anteriormente, para aliados e eleitores.

No início de dezembro, o senador já havia informado publicamente que havia sido escolhido pelo pai como nome do partido para a disputa presidencial de 2026. Jair Bolsonaro está impedido de concorrer a cargos eletivos em razão de condenações judiciais e atualmente cumpre pena superior a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

A definição do nome de Flávio Bolsonaro ocorre em meio a discussões internas no campo político ligado ao ex-presidente sobre quem herdaria seu capital eleitoral. Outros nomes chegaram a ser citados nos últimos meses como possíveis alternativas para a disputa presidencial.

Leia a íntegra da carta

CARTA AOS BRASILEIROS

Ao longo da minha vida tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil.

Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar o Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência da República em 2026.

Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho para a missão de resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.

Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro.

Que Deus o abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a Pátria, a família e a liberdade.

Brasília, 25 de dezembro de 2025.

Jair Messias Bolsonaro

Com informações Jovem Pan 
Foto: Reprodução Internet
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus