Manauara disputa cinturão do UFC e pode se tornar segundo brasileiro campeão peso pena

O brasileiro Diego Lopes se prepara para a maior luta de sua carreira até agora. No dia 31 de janeiro, ele viaja à Austrália para enfrentar o campeão Alexander Volkanovski, em duelo válido pelo cinturão peso pena. Para aquecer os fãs, o UFC divulgou o pôster oficial do evento, com Lopes em primeiro plano e o campeão australiano em maior destaque.

A luta será uma revanche do confronto ocorrido neste ano, quando Volkanovski levou a melhor em duelo equilibrado e competitivo. Na ocasião, o combate valia o cinturão vago, já que Ilia Topuria deixou o título peso pena para subir de categoria. Volkanovski se tornou campeão do mundo pela segunda vez no peso pena e agora fará sua primeira defesa oficial do cinturão.

Caso conquiste o cinturão, Diego Lopes pode se tornar apenas o segundo brasileiro campeão peso pena do UFC, seguindo os passos de seu conterrâneo, José Aldo, que foi referência da categoria por anos.

Veja o card do evento:

Foto: Divulgação / UFC

Desde que perdeu para o australiano, Diego Lopes não parou. O manauara, de 30 anos, fez uma das principais lutas do ano contra Jean Silva, explorando a rivalidade fora do octógono com provocações e farpas, antes de levar a melhor por nocaute no final do segundo assalto. Com essa vitória, Lopes voltou a se credenciar para disputar o título.

A trajetória de Lopes dentro do UFC é meteórica. Antes de assinar com o Ultimate, ele lutou no Brasil e em circuitos latino-americanos, destacando-se no México e conquistando fãs com performances intensas. Em maio de 2023, entrou de última hora para enfrentar o invicto Movsar Evloev e quase finalizou o russo, conquistando o bônus de Luta da Noite. Desde então, venceu cinco combates consecutivos, incluindo triunfos sobre Dan Ige e Brian Ortega, antes de perder para Volkanovski.

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Cooper Neill/Zuffa LLC via Getty Images