Atropelamento de periquitos deixa aves mortas e feridas na avenida Ephigênio Salles, em Manaus

A secretária de Estado de Proteção Animal, Joana Darc, acompanhou o resgate de periquitos atropelados na avenida Ephigênio Salles, em Manaus. As aves feridas foram encaminhadas ao Hospital Público Veterinário, e o caso poderá ser apurado com base na legislação ambiental e de trânsito.

Dezenas de periquitos morreram ou ficaram feridos após serem atropelados na noite de sexta-feira (26/12), na avenida Ephigênio Salles, na zona centro-sul de Manaus, em um trecho sinalizado para a presença de aves, segundo informações da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet).

O atropelamento ocorreu em um ponto da avenida Ephigênio Salles que possui sinalização indicando limite de velocidade, restrição para veículos pesados na faixa esquerda e alerta para a permanência frequente de aves na área. Motoristas que transitavam pela via relataram que um veículo de grande porte provocou o deslocamento dos periquitos que estavam abrigados nas árvores às margens da pista, resultando no atropelamento de dezenas de animais.

Um integrante da equipe da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), que passava pelo local no momento do ocorrido, realizou o resgate dos periquitos que ainda apresentavam sinais vitais, com apoio de outros condutores. Também foi feita a retirada das aves mortas da pista para evitar novos acidentes.

Os animais feridos foram encaminhados ao Hospital Público Veterinário, onde receberam atendimento de emergência. Ao todo, mais de 15 periquitos deram entrada na unidade. A equipe médico-veterinária identificou fraturas, lesões múltiplas e traumatismos causados pelo impacto.

A secretária de Estado de Proteção Animal, Joana Darc, informou que a rápida atuação da equipe foi essencial para o atendimento aos animais resgatados e destacou que a população pode colaborar com informações que ajudem a identificar o condutor envolvido. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (92) 98127-0070.

O caso poderá ser apurado com base na Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que trata de crimes contra a fauna silvestre, no Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997), que estabelece o cumprimento da sinalização e dos limites de velocidade, e no artigo 225 da Constituição Federal, que prevê a proteção da fauna pelo poder público e pela coletividade.

 

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.