A Prefeitura de Manaus intensificou o combate ao descarte irregular de lixo e desarticulou, nesta semana, uma lixeira irregular histórica no bairro Santo Antônio, zona Oeste da capital, ao mesmo tempo em que voltou a registrar reincidência da prática em áreas da zona Leste.
Entre a Câmara Municipal de Manaus e o cemitério Santa Helena, na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, no bairro Santo Antônio, equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realizaram, entre a segunda-feira (22/12) e o sábado, um mutirão de serviços que resultou na remoção de mais de 100 toneladas de resíduos acumulados ao longo de décadas em um ponto de descarte irregular.
Após a retirada do material, o local passou a receber intervenções de requalificação urbana, com implantação de calçada, ações paisagísticas utilizando material reciclado e instalação de uma tenda fixa para atuação contínua de agentes ambientais, voltada à orientação da população.
Segundo o secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, a presença permanente das equipes é parte da estratégia adotada pela prefeitura para evitar que áreas já recuperadas voltem a ser utilizadas como lixeiras irregulares.
Enquanto isso, a reincidência do descarte irregular voltou a ser registrada na zona Leste. No bairro São José 2, na rua Rio Cajubim, um local que havia sido limpo na sexta-feira (26/12) apresentou novo acúmulo de resíduos no sábado (27/12), conforme relatórios da Semulsp. A secretaria aponta que esse tipo de situação é recorrente, especialmente em bairros da zona Leste.
Somente em dezembro, a Semulsp contabiliza mais de 600 lixeiras irregulares desarticuladas e cerca de 3 mil toneladas de lixo encaminhadas ao aterro sanitário municipal. Desde o início da força-tarefa, lançada em julho de 2025, já foram eliminados mais de 3,1 mil pontos de descarte irregular em todas as zonas da cidade, com expectativa de ultrapassar 3,5 mil até o fim do mês.
De acordo com a secretaria, todas as áreas onde há reincidência contam com coleta domiciliar regular, o que reforça a necessidade de conscientização da população. Além da limpeza mecanizada, a Semulsp mantém equipes de educação ambiental nas ruas, orientando moradores e comerciantes sobre o uso correto dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e o cumprimento dos horários da coleta.
A população pode registrar denúncias de descarte irregular, solicitar serviços ou obter informações por meio do Disk Semulsp, pelos números (92) 98842-1202, 1276, 1277 ou 4738.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






