Manaus registrou avanços significativos em planejamento e modernização de serviços públicos em 2025, com destaque para a criação do sistema de licenciamento online Alvará de Construção Mais Fácil, a execução de grandes projetos urbanos e programas de requalificação do centro da cidade, segundo informações do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
O ano de 2025 marcou um período de consolidação de projetos estratégicos e modernização dos serviços prestados pelo Implurb. De acordo com o diretor-presidente Carlos Valente, o órgão focou na expansão urbana planejada, melhoria do atendimento e agilização de processos, visando fortalecer a infraestrutura e o ambiente de negócios em Manaus.
Um dos principais destaques do ano foi a implementação do Alvará de Construção Mais Fácil (ACMF), um sistema autodeclaratório online que já licenciou mais de 17,8 mil metros quadrados até novembro. A ferramenta atraiu interesse de equipes técnicas de outras cidades devido à inovação no licenciamento urbano.
Na área de planejamento, a Diretoria de Planejamento (DPLA) avançou na elaboração de diretrizes e projetos estratégicos, incluindo a construção do Parque Encontro das Águas Rosa Almeida, com projeto de Oscar Niemeyer, e o desenvolvimento do Aquário de Manaus, previsto para iniciar licitação em breve, com prazo estimado de 20 meses para conclusão.
A Diretoria de Operações (Diop) acompanhou o desempenho do sistema por meio de indicadores de gestão, registrando 8 mil processos analisados, 829 mil metros quadrados de alvarás de construção liberados e mais de 710 mil metros quadrados de Habite-se regularizados.
Entre os programas de requalificação urbana, o “Nosso Centro” se destacou com ações integradas de urbanismo, infraestrutura, segurança, assistência social e limpeza pública. Entre as iniciativas, a retirada de mais de 15 toneladas de fios obsoletos contribuiu para a melhoria da paisagem urbana e da segurança.
Para 2026, o Implurb projeta novas etapas de modernização, incluindo a incorporação de inteligência artificial aos sistemas do órgão, revisão do Plano Diretor, realização de concurso público e conclusão de obras estruturantes, como o Aquário de Manaus e o Parque Rosa Almeida, além da inauguração da nova sede do instituto.
Indicadores 2025 (até novembro)
-
Licenciamento: 8 mil processos analisados, +710,9 mil m² de Habite-se regularizados, +829 mil m² de alvarás de construção liberados.
-
Fiscalização: 2.789 ações de obras, 2.511 ações de postura.
-
Serviços: +61,6 mil atendimentos, 2.421 Certidões de Informação Técnica (CIT), 2.412 Certidões de Endereço.
Com informações da Agência Brasil.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






