A virada do ano no Amazonas contará com um esquema especial de segurança e atendimento à população. Para a noite de Réveillon, o Governo do Estado montou uma operação integrada que envolve forças de segurança, fiscalização de trânsito, Corpo de Bombeiros e a rede estadual de saúde, com ações concentradas em Manaus e nos municípios do interior.
A Operação Réveillon reúne a Secretaria de Estado de Segurança Pública, as Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, o Departamento Estadual de Trânsito e toda a estrutura da rede estadual de saúde. O objetivo é garantir policiamento reforçado, resposta rápida a ocorrências, controle do trânsito e atendimento médico durante o período de maior circulação de pessoas.
Na capital, o esquema conta com o apoio da tecnologia. Mais de 650 câmeras do Sistema Inteligente de Videomonitoramento acompanham os principais pontos de concentração de público. Além disso, cerca de 400 câmeras embarcadas em viaturas auxiliam na leitura de placas e 254 câmeras de reconhecimento facial estão distribuídas em 172 totens instalados em áreas estratégicas.
A Polícia Militar do Amazonas atua com reforço específico nos dias 30 e 31 de dezembro, somando 1.404 policiais militares empregados exclusivamente na Operação Réveillon. O efetivo está distribuído em eventos de grande concentração, como o Réveillon da Ponta Negra, na Alameda Alphaville, na Orla do Amarelinho, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona leste, além das celebrações de Iemanjá, na zona oeste de Manaus.
“A Polícia Militar vai estar nas ruas com cerca de 1.400 policiais voltados somente para a Operação Réveillon. Entre esse efetivo, temos alunos soldados em fase final de formação, alunos oficiais, além das tropas especializadas, convencionais e do efetivo administrativo”, afirmou o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva.
A Polícia Civil do Amazonas também reforça o esquema de segurança durante as festividades, com equipes atuando nos dias 30 e 31 de dezembro. As ações incluem delegacia móvel na Ponta Negra e integração ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
As Centrais de Flagrante, a Base Virtual, os Distritos Integrados de Polícia e as delegacias especializadas funcionam em regime de plantão 24 horas. O registro de ocorrências também pode ser feito por meio da Delegacia Virtual.
“Preparamos, junto com a Polícia Militar, uma operação integrada. A PM atua de forma ostensiva e a Polícia Civil reforça as centrais de flagrantes, que estarão todas abertas e com efetivo dobrado, inclusive com policiais convocados fora do serviço para reforçar o fim de ano”, explicou o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas atua na Operação Réveillon entre os dias 31 de dezembro de 2025 e 1º de janeiro de 2026, com 280 bombeiros militares empregados na capital e no interior do estado. Em Manaus, haverá reforço nos serviços de prevenção na Ponta Negra, Alameda Alphaville e Orla do Amarelinho.
Ao todo, 45 viaturas estão mobilizadas, incluindo unidades de resgate, caminhões de combate a incêndio, veículos de apoio, quadriciclos, motos aquáticas e uma lancha, garantindo resposta rápida às ocorrências.
“Semelhante aos anos anteriores, o Corpo de Bombeiros vai reforçar o seu efetivo tanto na capital quanto no interior, garantindo ações preventivas e atendimento imediato à população”, destacou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleison Muniz.
No trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas intensificou as operações de fiscalização durante o período, com mais de 80 servidores atuando principalmente na prevenção de acidentes e no combate à direção sob efeito de álcool.
“O Detran está nas ruas para fazer cumprir a lei e evitar acidentes. A colaboração da população é fundamental para reduzir ocorrências e não sobrecarregar a rede de saúde”, ressaltou o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes dos Santos.
Na área da saúde, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas garante o funcionamento integral da rede de urgência e emergência durante o feriado de Ano Novo e no ponto facultativo de 2 de janeiro de 2026. Mais de 17,3 mil profissionais atuam em regime de plantão.
Em Manaus, 25 unidades funcionam 24 horas, incluindo prontos-socorros adultos e infantis, Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e maternidades. No interior, os hospitais dos 61 municípios operam em plantão permanente, com apoio da logística de UTI aérea e ambulâncias terrestres.
Todas as unidades seguem o protocolo de classificação de risco, que prioriza o atendimento conforme a gravidade dos casos.
Com Informações do Governo do Amazonas
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






