Feliz 2026: Saiba quais países já celebraram a virada do ano

 

Enquanto boa parte do mundo ainda se preparava para a virada, alguns países já deram as boas-vindas a 2026 nas primeiras horas desta quarta-feira (31). Nações localizadas na Oceania lideraram as comemorações do Ano Novo, seguindo a lógica dos fusos horários globais.

A primeira celebração ocorreu na ilha de Kiritimati, a maior do arquipélago de Kiribati, onde o novo ano começou às 7h (horário de Brasília). Conhecida por estar entre os pontos mais avançados do planeta em relação ao Tempo Universal Coordenado, a ilha costuma inaugurar simbolicamente o Ano Novo no mundo.

Poucos minutos depois, às 7h15, também no horário de Brasília, foi a vez das Ilhas Chatham, situadas a leste da Nova Zelândia, entrarem em 2026. A região possui um fuso horário próprio, com diferença de 45 minutos em relação ao restante do país.

Na sequência, às 8h, a virada foi celebrada na maior parte da Nova Zelândia, além de territórios como Tokelau, Samoa e Tonga. Algumas áreas da Antártica que seguem fusos próximos também marcaram o início do novo ano nesse mesmo intervalo.

A ordem das comemorações reflete a complexa divisão do tempo no planeta. Atualmente, o mundo utiliza 39 fusos horários diferentes, alguns com variações de 15 ou 30 minutos, e outros posicionados mais de 12 horas à frente do Tempo Universal Coordenado.

Com essa distribuição, as festas de Ano Novo se estendem por mais de 26 horas ao redor do globo, acompanhando gradualmente a chegada de 2026 a cada região do planeta.

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Lynne McAra Clark/Anadolu via Getty Images