Amazonas inicia 2026 com IPVA mais barato do Brasil após redução de 50%

O Amazonas passa a ter, a partir de janeiro de 2026, o IPVA médio mais barato do país com a redução de 50% nas alíquotas do imposto. A medida já está em vigor e beneficia mais de 400 mil contribuintes em todo o estado.

Desde janeiro de 2026, o Amazonas conta com a redução de 50% nas alíquotas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), medida que já está em vigor e coloca o estado com o menor valor médio do tributo no Brasil.

A redução das alíquotas do IPVA entra em vigor neste mês de janeiro de 2026 no Amazonas e alcança mais de 400 mil contribuintes em todo o estado. A medida foi anunciada pelo governador Wilson Lima em setembro do ano passado e passa a valer oficialmente neste início de ano.

O conjunto de ações foi apresentado nesta sexta-feira (2), às 11h, na Sala de Imprensa da sede do Governo do Amazonas, localizada na avenida Brasil, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus. Com a mudança, o estado passa a registrar o IPVA médio mais barato do país.

Além da redução do imposto, o governador anuncia a abertura das inscrições para o terceiro ciclo do projeto CNH Social. A nova etapa do programa amplia o público atendido ao incluir novos grupos prioritários.

A iniciativa integra o programa Detran Cidadão e tem como objetivo garantir acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), contribuindo para a geração de renda e a ampliação de oportunidades de trabalho.

 

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.