A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD) oferece atendimentos prioritários e especializados em todas as unidades do Pronto de Atendimento ao Cidadão (PACs) na capital e no interior do Amazonas. Os serviços são disponibilizados sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Coordenados em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), os atendimentos contam com guichês exclusivos, garantindo maior acessibilidade e suporte para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
De acordo com a secretária da SEPcD, Selma Banes, a parceria visa aproximar os serviços do público beneficiado. “Muitas pessoas, principalmente as com deficiência, enfrentam dificuldades de locomoção para resolver questões documentais. A parceria com a Sejusc amplia os serviços nos PACs, permitindo que possam acessar orientações e direitos mais próximos de casa, na capital ou no interior”, explicou Selma.
O Amazonas conta com 22 unidades do PAC que oferecem atendimento especializado: São José, Compensa, Sumaúma, Alvorada, Parque 10, Leste, Via Norte, Studio 5, Unidade Móvel Itinerante, Manacapuru, Iranduba, Tefé, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Lábrea, Parintins, Maués, Humaitá, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Careiro Castanho e Autazes.
Serviços disponíveis
Nos PACs, pessoas com deficiência podem solicitar:
-
Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência;
-
Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea);
-
Carteira Intermunicipal (Passe Legal);
-
Linha de crédito do programa + Crédito Inclusão, em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam);
-
Agendamento junto ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) para emissão do Passa-Fácil e credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência;
-
Orientações sobre cadeiras de rodas, descontos municipais, estaduais e federais e Passe Interestadual.
Documentos necessários
Para emissão de carteirinhas, é necessário apresentar:
-
Requerimento preenchido;
-
Relatório médico com CID;
-
RG, CPF ou certidão de nascimento;
-
Comprovante de residência;
-
Tipo sanguíneo;
-
Número de telefone;
-
Foto 3×4.
No caso de pessoas com TEA, o responsável legal deve apresentar documento de identificação, comprovante de residência, telefone e e-mail.
Para mais informações, a população pode contatar o setor de gerenciamento dos serviços nos PACs pelo telefone (92) 98276-0057 ou se dirigir à sede da SEPcD, na rua Marquês de Quixeramobim, 210, Parque das Laranjeiras – Flores, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






