O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) lançou, nesta sexta-feira (09/01), a Operação Inverno Amazônico, com o objetivo de reforçar o atendimento a enchentes, inundações e outros desastres naturais, especialmente na região metropolitana de Manaus.
Além do efetivo habitual que atua 24 horas por dia, cerca de 400 militares e 50 viaturas estão de sobreaviso para atender situações emergenciais. O comandante do Comando de Bombeiros da Capital, coronel Reinaldo Menezes, destacou que a operação busca reduzir o tempo de resposta e aumentar a eficácia nos atendimentos:
Todas as tropas dos Bombeiros estão preparadas. Nosso objetivo é salvar vidas e evitar perdas”, afirmou.
A operação conta com uma variedade de viaturas, incluindo Unidades de Resgate (UR), Auto Bomba Tanque (ABT), Auto Tanque (ATA), Auto Bomba Salvamento (ABS), Guarnição de Serviço Especializado (GSE), além de lanchas, motos aquáticas e botes. Os bombeiros também utilizam coletes, roupas impermeáveis, pás, enxadas e picaretas.
Dividida em quatro grupos, a Operação Inverno envolve militares da Diretoria de Saúde, Policlínica Gilberto Mestrinho, administração e outros setores do CBMAM. Embora o foco seja Manaus, outros municípios poderão ser atendidos se necessário. A ação terá duração até maio de 2026.
Em 2025, a capital amazonense registrou 12 inundações, 11 alagamentos, 273 cortes de árvores, 7 desabamentos e 1 deslizamento. A Operação Inverno Amazônico visa reduzir danos materiais, impactos ambientais e riscos à saúde da população.
Com inforamções da Assessoria de Comunicação
Fotos: Anderson Nascimento/Secom
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






