Uma usina de oxigênio começou a ser instalada nesta sexta-feira (9/1) em Santa Isabel do Rio Negro, a 630 km de Manaus. O equipamento ficará no Hospital Irmã Edwiges Maria Sikorska e atenderá também três Unidades Básicas de Saúde, incluindo uma unidade fluvial. O sistema tem capacidade de produzir 10 metros cúbicos de oxigênio por minuto, suficiente para suprir a demanda do hospital de 20 leitos e das UBSs, beneficiando mais de 14 mil moradores do município.
Com a produção local, os hospitais poderão atender casos de urgência e emergência, como insuficiências respiratórias, pneumonias, crises asmáticas e complicações neonatais, sem depender da transferência de pacientes para Manaus, o que reduz riscos durante o deslocamento.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, afirma que além de fortalecer a estrutura assistencial, a instalação de uma usina local amplia a capacidade de atendimento da unidade e contribui para a redução da necessidade de transferências de pacientes para a capital, minimizando riscos durante o deslocamento e proporcionando mais conforto às famílias.
Com a produção local de oxigênio, o hospital e as unidades de saúde passam a ter melhores condições para atender casos de urgência e emergência, como insuficiências respiratórias, pneumonias, crises asmáticas, complicações neonatais e outras situações clínicas que demandam suporte respiratório imediato”, destacou a secretária.
A instalação faz parte de ações voltadas para o fortalecimento da infraestrutura de saúde no interior do Amazonas, buscando ampliar a cobertura de atendimento em regiões de difícil acesso.
Com informações da Assessoria de Comunicação
Fotos: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






