O Amazonas instituiu a primeira Escola de Saúde Pública do estado nesta sexta-feira (9/1). A unidade, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), vai atuar na formação de profissionais que atuam nas redes estadual e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS).
A criação da escola foi oficializada pela Lei nº 8.016 em 5 de janeiro de 2026. A instituição terá como objetivo educação permanente, pesquisa científica, inovação tecnológica e gestão em saúde pública, além de promover integração entre ensino, serviço e comunidade.
A ESP/AM vai desenvolver programas de capacitação profissional, residências médicas e multiprofissionais, cursos técnicos e de pós-graduação. Também será responsável pela organização de cenários de prática nos serviços públicos de saúde e pelo estímulo à incorporação de tecnologias da informação no setor.
Foi criado o Programa i-NovaSaúde, que atuará como espaço de articulação entre educação, ciência, tecnologia, inovação e SUS. O programa apoiará pesquisas aplicadas e incentivará o desenvolvimento de soluções inovadoras em saúde. Além disso, o Programa Estadual de Bolsas de Estudo, Pesquisa e Extensão Tecnológica no SUS (PEPiSUS) vai oferecer bolsas para pesquisa, inovação e formação profissional.
Os recursos para execução das ações virão do orçamento da SES-AM e poderão contar com emendas parlamentares e parcerias com instituições públicas e privadas.
Com informações da Assessoria de Comunicação
Fotos: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






