Milão e Cortina 2026: No Bobslead, brasileiro assegura classificação para Olimpíadas de inverno

O brasileiro Edson Bindilatti, de 46 anos, confirmou presença na sexta Olimpíada de Inverno de sua carreira. No último domingo (11), ele comandou o trenó brasileiro de quatro tripulantes, o “4-man”, na Copa América de bobsled, em Lake Placid, nos Estados Unidos, e terminou na quarta posição. A equipe verde e amarela ficou atrás apenas da Coreia do Sul (ouro), dos anfitriões dos EUA (prata) e do Canadá (bronze).

O resultado também garantiu ao quarteto brasileiro a medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano, que contabiliza apenas as equipes do continente.

O trenó contou com os paulistas André Luiz da Silva e Edson Martins e o catarinense Tauler Zatti, subindo uma posição em relação à classificação geral da Copa América.

No sábado (10), Bindilatti e Tauler Zatti já haviam conquistado a prata na prova do trenó para dois tripulantes, o “2-man”, superados apenas pela dupla da Jamaica. Esse resultado também rendeu ao Brasil o segundo lugar no Pan-Americano da modalidade.

Com os desempenhos do fim de semana em Lake Placid, o Brasil assegurou, pelo ranking internacional de bobsled, que considera resultados do “4-man” e do “2-man”, a classificação de pelo menos um trenó para os Jogos Olímpicos de Milão e Cortina 2026, que serão realizados entre 6 e 22 de fevereiro. Os demais integrantes da equipe brasileira serão anunciados em 19 de janeiro.

As equipes de Bindilatti e Gustavo ainda disputarão a etapa da Copa Europa em Innsbruck, Áustria, entre os dias 14 e 18 de janeiro, como parte da preparação final para os Jogos Olímpicos de Milão e Cortina.

 

 

 

Com informações da Agência Brasil*

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Reprodução / Instagram