Ex-piloto da Fórmula 1 Antônio Pizzonia é preso nos EUA

Incidente aconteceu em kartódromo onde filho do ex-piloto disputava prova

O ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 Antônio Pizzonia, de 45 anos, foi preso no último sábado (10) no Condado de Montgomery, no Texas, Estados Unidos. A informação foi confirmada por autoridades locais, que apontaram uma acusação de agressão com lesão corporal como motivo da detenção.

Segundo o site TMZ Sports, a ocorrência foi registrada no Speedsportz Racing Park, onde era disputada uma etapa da Superkarts USA Winter Series. Pizzonia foi detido e fichado pela polícia do Texas após um episódio de agressão ocorrido durante o evento.

O caso teria relação com a participação do filho do ex-piloto na final da categoria X30 Junior. O jovem acabou desclassificado da prova, mas, até o momento, não há detalhes oficiais sobre contra quem teria sido direcionada a agressão nem o que motivou a ação atribuída a Pizzonia.

No estado do Texas, agressões que resultam em lesão corporal são enquadradas como crime de Classe A. O Artigo 22.01(a) do código penal define o delito quando o acusado “intencionalmente, conscientemente ou por negligência causa lesão corporal a outra pessoa, incluindo o cônjuge da pessoa”.

A legislação prevê pena de até um ano de prisão para esse tipo de crime, além de multa que pode chegar a US$ 4 mil (cerca de R$ 21,5 mil, na cotação atual). As sanções também podem ser aplicadas de forma cumulativa. Após algumas horas detido, Pizzonia foi liberado e chegou a publicar uma imagem em casa nas redes sociais.

Natural de Manaus, Antônio Pizzonia iniciou sua trajetória na Fórmula 1 como piloto de testes da Williams, em 2002. No ano seguinte, foi contratado pela Jaguar, equipe pela qual competiu até 2004. Ainda naquele ano, retornou à Williams e substituiu Ralf Schumacher em quatro etapas do campeonato.

A despedida da Fórmula 1 ocorreu em 2005, quando disputou mais cinco provas pela Williams. Ao todo, o brasileiro participou de 20 corridas na principal categoria do automobilismo mundial, alcançando como melhor resultado o sétimo lugar, posição obtida em quatro oportunidades.

Ao longo da carreira, Pizzonia conquistou títulos importantes nas categorias de base europeias, como a Fórmula Vauxhall, a Fórmula Renault e a tradicional Fórmula 3 Inglesa. No Brasil, também competiu na Stock Car, com participações entre 2007 e 2018.

 

 

 

 

 

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus 

Foto: Reprodução