O volume de serviços no Amazonas apresentou queda de 10,6% em novembro de 2025, comparado ao mesmo período de 2024, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A retração foi a mais significativa entre todas as unidades da federação e atingiu principalmente o setor de atividades turísticas.
Na comparação mensal com outubro de 2025, o volume de serviços do Amazonas também registrou queda de 3,0% na série com ajuste sazonal. No acumulado do ano, de janeiro a novembro, a retração foi de 1,0% frente ao mesmo período de 2024.
O setor de atividades turísticas do estado apresentou a maior redução, com -3,7% na variação de outubro para novembro de 2025, considerando a série ajustada sazonalmente.
Em âmbito nacional, o volume de serviços variou -0,1% em novembro de 2025 frente a outubro, na série com ajuste sazonal. Apesar disso, o setor está 20% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 0,1% abaixo do recorde histórico registrado em outubro de 2025. Frente a novembro de 2024, houve crescimento de 2,5%, marcando o vigésimo resultado positivo consecutivo.
O IBGE detalhou que, entre as cinco atividades de divulgação, transportes (-1,4%) e informação e comunicação (-0,7%) tiveram variações negativas. Em contrapartida, profissionais e administrativos (1,3%) e outros serviços (0,5%) apresentaram crescimento, enquanto os serviços prestados às famílias permaneceram estáveis (0,0%).
No acumulado de janeiro a novembro de 2025, o setor de serviços no Brasil cresceu 2,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado principalmente pelos ramos de informação e comunicação (5,4%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,5%) e profissionais, administrativos e complementares (2,4%). O único impacto negativo significativo veio de outros serviços (-0,9%).
O levantamento do IBGE destaca que, apesar da retração no Amazonas, o panorama nacional do setor de serviços continua apresentando crescimento gradual, com avanços em diferentes segmentos, como tecnologia da informação, transporte e consultoria empresarial.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






