Copa do Mundo 2026: suspensão de vistos de imigrante nos EUA não deve afetar torcedores

Suspensão entra em vigor em 21 de janeiro

A emissão de vistos de imigrantes pelos Estados Unidos será suspensa a partir da próxima quarta-feira (21) para 75 países, incluindo o Brasil. A decisão ocorre pouco menos de cinco meses da disputa da Copa do Mundo, mas não impacta brasileiros que desejam viajar para torcer presencialmente.

Segundo a embaixada, a suspensão afeta apenas a emissão de vistos para pessoas que pretendem fixar residência nos EUA. Os vistos de não imigrantes, que incluem viagens de turismo e negócios, não sofrerão alterações.

Em novembro de 2025, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que torcedores que vão assistir à Copa do Mundo têm prioridade na solicitação do visto.

O Departamento de Estado justificou a medida em comunicado republicado pela Embaixada dos Estados Unidos no X:

“O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrante de 75 países cujos migrantes recorrem a programas de assistência social pagos pelo povo americano em taxas inaceitáveis. O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não extrairão riqueza do povo americano.”

O texto acrescenta:

“A medida afeta dezenas de países — incluindo Somália, Haiti, Irã e Eritreia — cujos imigrantes frequentemente se tornam encargos para os cofres públicos dos EUA logo após a chegada[…] Estamos trabalhando para garantir que a generosidade do povo americano não seja mais abusada. A Administração Trump sempre colocará os EUA em primeiro lugar.”

 

 

 

 

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Divulgação / FIFA