Governo do Amazonas abre 322 vagas gratuitas para Ensino Médio Técnico na Fundação Matias Machline

Inscrições seguem de 15 a 24 de janeiro para alunos da rede estadual; cursos são de Informática e Mecatrônica
Fotos: Arquivo/Secom

O governador Wilson Lima anunciou nesta quinta-feira (15) a abertura do processo seletivo para o Ensino Médio Técnico 2026 da Fundação Matias Machline. O edital, disponível no site da instituição, oferece 322 vagas gratuitas para estudantes da rede pública estadual, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, entre os dias 15 e 24 de janeiro de 2026, no site da Fundação Matias Machline. Para participar, o candidato precisa ter, no máximo, 17 anos completos até 31 de dezembro de 2025 e ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental em 2025 em escola da rede pública estadual.

Segundo o governador, a iniciativa amplia o acesso à educação profissional integrada ao ensino médio.

“Nós estamos lançando um processo seletivo em parceria com a Fundação Matias Machline para 322 vagas. É grátis, só precisa ter concluído o Ensino Fundamental na rede estadual, fazer o processo seletivo e levar a documentação na fundação que fica no Distrito Industrial. Ensino Médio Técnico, antes não tinha e agora tem”, afirmou Wilson Lima.

As aulas estão previstas para começar no dia 5 de fevereiro. O curso é oferecido em regime de tempo integral, com aulas presenciais na sede da fundação, em Manaus, e abrange da 1ª à 3ª série do ensino médio, com formação técnica nas áreas de Informática e Mecatrônica.

O edital completo, com regras, critérios e cronograma, pode ser consultado em www.fundacaomatiasmachline.org.br e também nas redes sociais oficiais da Seduc.

De acordo com o cronograma, a homologação das inscrições será publicada no dia 26 de janeiro. O resultado preliminar sai em 29 de janeiro, e o resultado final em 2 de fevereiro. As matrículas presenciais ocorrerão nos dias 3 e 4 de fevereiro, na sede da Fundação Matias Machline, conforme a documentação exigida no edital.

A parceria entre o Governo do Amazonas e a fundação já registra resultados. Desde o início da cooperação com a Seduc, 260 alunos oriundos da rede pública estadual foram aprovados em vestibulares da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

No dia 29 de janeiro, está prevista a formatura da primeira turma do Ensino Médio Técnico formada por meio da parceria, com 557 alunos, sendo 318 estudantes da rede pública que ingressaram na fundação em 2023.

 

Fotos: Arquivo/Secom
Fotos: Arquivo/Secom

Com informações do Assessoria do Governo do Amazonas*

Por Haliandro Furtado — Redação da Jovem Pan News Manaus