Professores da rede estadual do Amazonas poderão concorrer a 688 bolsas de R$ 2.100 pelo programa Bolsa Mais Professores, do Governo Federal. O processo seletivo será divulgado no dia 19 de janeiro no Diário Oficial do Estado (DOE) e no portal da Secretaria de Educação. As bolsas têm duração de 24 meses e incluem curso de especialização na modalidade de Educação a Distância (EaD).
O programa Bolsa Mais Professores tem como objetivo apoiar docentes em exercício, oferecendo melhores condições para permanência e desenvolvimento profissional em escolas da rede estadual, especialmente em localidades com carência de professores.
As bolsas, no valor de R$ 2.100, serão concedidas durante 24 meses, condicionadas à participação em curso de especialização de 360 horas, oferecido em parceria com o MEC na modalidade EaD. A iniciativa integra formação acadêmica e prática docente, fortalecendo a atuação profissional dos professores da rede estadual.
Darle Teixeira, gerente de Articulações e Desenvolvimento Profissional da Secretaria de Educação, orientou os docentes a acompanharem os canais oficiais para verificar critérios de participação e organizar documentos pessoais e profissionais, como CPF, certificados de graduação e comprovantes de vínculo.
Público-alvo e critérios:
-
Professores da rede estadual em efetivo exercício, lotados em escolas elegíveis definidas pelo MEC;
-
Diploma de licenciatura ou formação pedagógica reconhecida pelo MEC em área da educação básica;
-
Assinatura do termo de adesão e compromisso junto à Capes;
-
Cumprimento das atividades docentes e frequência no curso de especialização;
-
Desempenho acadêmico e participação ativa nas atividades do programa.
Escolas elegíveis: Além de Manaus, participam municípios como Alvarães, Amaturá, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Carauari, Careiro da Várzea, Codajás, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Ipixuna, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Juruá, Lábrea, Manacapuru, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Pauini, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Iça, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini e Urucurituba.
Programa Mais Professores para o Brasil:
O Bolsa Mais Professores faz parte do programa “Mais Professores para o Brasil”, do MEC, que busca valorizar docentes, fortalecer a formação profissional, incentivar o ingresso de professores no ensino público e promover desenvolvimento contínuo.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






