“Para não restar nenhuma dúvida, eu sou pré-candidato ao Senado Federal”, afirma Capitão Alberto Neto em entrevista à Jovem Pan News Manaus

Temas como: política, economia, pré-candidatura ao Senado Federal, Zona Franca de Manaus, edcação e combate à violência contra a mulher, além da segurança nas fronteiras fluviais do Amazonas, foram pautas debatidas ao longo do programa "De olho na CIdade".

Durante a entrevista, Capitão Alberto Neto afirmou de forma que seu projeto político está definido para as eleições de 2026.

“Olhando nos seus olhos, para não restar nenhuma dúvida, eu sou pré-candidato ao Senado Federal. Não existe outra opção. A candidatura só se confirma em agosto, mas o meu projeto está definido”, declarou.

Ele informou que a decisão já foi tratada com o ex-presidente Jair Bolsonaro e com o Partido Liberal, que tem definição sobre as pré-candidaturas no Amazonas.

“Isso já foi tratado diretamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro. O PL tem um time formado e alinhado: a professora Maria do Carmo é a nossa pré-candidata ao governo do Estado”,

afirmou Alberto, e destacou que há registro em vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro confirmando o posicionamento citado.

Negativa sobre disputa ao governo do Estado

O deputado federal Alberto Neto negou informações que apontam seu nome como possível candidato ao governo do Amazonas.

“Essas informações de que eu concorreria ao governo são fake news, plantadas por adversários incomodados com o nosso crescimento”, disse.

Ele acrescentou que nunca tratou dessa possibilidade com o senador Flávio Bolsonaro e que as conversas mantidas foram apenas sobre o cenário político do estado.

Alianças políticas

Sobre a construção de alianças, Capitão Alberto Neto disse que a condução será feita pela pré-candidata ao governo.

“Quanto às alianças, essa condução cabe à professora Maria do Carmo, com o acompanhamento do presidente estadual do partido, Alfredo Nascimento”, explicou.

Educação e atuação no Congresso

Ao comentar políticas educacionais, o parlamentar comparou dados de reajustes salariais de professores em diferentes períodos e destacou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de sua autoria.

Ele afirmou que a PEC autoriza professores a acumularem cargos de diferentes naturezas, buscando garantir segurança jurídica à categoria.

“Existia uma insegurança jurídica no nosso país. Milhares de professores perderam seus empregos. Essa PEC surgiu da minha andança pelo interior do Amazonas”

relatou, citando casos de profissionais impedidos de exercer funções administrativas e docentes simultaneamente.

Zona Franca de Manaus e incentivos fiscais

Capitão Alberto Neto destacou sua atuação em pautas relacionadas à Zona Franca de Manaus, especialmente durante a discussão da reforma tributária.

“Eu fui o deputado federal que mais aprovou projetos que estão fazendo a Zona Franca prosperar, com recorde de arrecadação e geração de empregos”, afirmou.

Entre os exemplos citados, ele mencionou a redução do prazo de análise do Projeto Produtivo Básico (PPB), que passou de até três anos para 120 dias, além da prorrogação dos incentivos da Lei de Informática, que beneficia empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus.

Violência doméstica e políticas de proteção às mulheres

O deputado relatou experiências vividas durante sua atuação como policial militar, especialmente em ocorrências de violência doméstica.

“Eu aprendi que quem cuida da mulher está cuidando de toda a família, da base da sociedade”, disse.

Ele apontou que a dependência financeira é um fator determinante para que mulheres permaneçam em situações de violência e destacou a criação de um projeto que reserva 10% das vagas do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para mulheres vítimas de violência doméstica.

“A gente quer colocar essa mulher no mercado de trabalho para que ela tenha independência financeira e possa sair da casa do agressor”, explicou.

Segurança pública e combate ao tráfico de drogas

Ao abordar a segurança pública, Capitão Alberto Neto afirmou que o Amazonas é estratégico para o tráfico internacional de drogas, principalmente por suas rotas fluviais.

Ele citou apreensões de embarcações submersíveis utilizadas para transporte de entorpecentes e defendeu o fortalecimento de bases fluviais.

“Não é difícil sufocar essas organizações criminosas no Amazonas. Eles precisam dos rios para transportar droga. Então a gente precisa fechar as fronteiras pelos rios”, declarou.

Durante a participação no programa “De Olho na Cidade”, na Jovem Pan News Manaus, apresentado por Jackson Nascimento e Tatiana Sobreira, o deputado federal, Alberto Neto (PL/AM) reafirmou ainda que sua atuação política está voltada para temas como defesa da Zona Franca de Manaus, fortalecimento da segurança pública, políticas sociais e que irá disputar por uma vaga no Senado Federal, com foco na representação do Amazonas no cenário nacional.

Por Érick Orteipp, da redação da Jovem Pan News Manaus.