Os investimentos em espaços públicos voltados ao esporte, lazer e convivência avançaram em Manaus ao longo de 2025. De acordo com dados da Prefeitura de Manaus, foram 35 áreas entregues, entre locais reformados, ampliados ou construídos, distribuídos por todas as zonas da capital.
Somente em 2025, foram inaugurados 14 novos complexos esportivos, muitos deles em áreas que antes estavam degradadas ou subutilizadas, passando a funcionar como pontos de encontro da população e de prática esportiva.
A entrega do ginásio poliesportivo Menino Theylor, no início de janeiro de 2026, marcou a 35ª inauguração da atual gestão. Durante a cerimônia, o prefeito David Almeida afirmou que a obra atende a uma demanda antiga da comunidade.
“Existia aqui uma cobrança histórica da população, e essa entrega atende a uma necessidade legítima. Estamos colocando à disposição da comunidade um espaço com quadra coberta, centro comunitário, banheiros, vestiários e estrutura adequada para o uso coletivo”, declarou.
Segundo o prefeito, outros nove complexos esportivos seguem em fase de obras em diferentes bairros da cidade.
“Esses espaços são pensados para crianças, jovens, adultos e idosos, com atividades esportivas, culturais e sociais, fortalecendo a convivência comunitária”, acrescentou.
Na zona Norte, um dos destaques foi a revitalização do complexo esportivo Núcleo 16, no bairro Cidade Nova. O local recebeu melhorias no campo de futebol, quadra de areia, área de convivência, academia ao ar livre, banheiros, vestiários e quiosques. A região também foi contemplada com intervenções no campo Arena do Bebé, no bairro Alfredo Nascimento, além da rotatória do Musa, no Cidade de Deus, e da quadra Braga Mendes.
A transformação foi percebida por moradores da área. O estudante de educação física Jeferson Franco, de 23 anos, relatou a mudança no espaço.
“Era um campo abandonado, sem iluminação e com estruturas quebradas. Hoje, o espaço está totalmente diferente e passou a ser usado pela comunidade”, afirmou.
Outro ponto que passou por requalificação foi o complexo esportivo Rei Pelé, implantado na antiga rotatória do Produtor. O espaço passou a contar com quadras de basquete, pista de skate, área para artes marciais, playground, academia ao ar livre e palco para atividades coletivas.
Em outras zonas da cidade, foram entregues os complexos esportivos Armando Mendes e Ouro Verde, na zona Leste; a reforma do Centro Social Urbano do Alvorada, na zona Centro-Oeste; e a revitalização do Centro de Esporte e Lazer Vista Bela, no bairro Planalto. Na zona Oeste, foram concluídas a minivila olímpica Jair Sampaio, no bairro Santo Antônio, e a revitalização da lagoa da Compensa. Já nas zonas Centro-Sul e Sul, passaram por melhorias o parque Cidade da Criança, no Aleixo, a quadra Marcolino Lopes e a praça dos Remédios, no Centro.
Qualidade de vida
Além dos equipamentos esportivos, espaços públicos passaram a ser utilizados para lazer e convivência, como a faixa liberada da avenida Getúlio Vargas e o Parque Mosaico, na zona Centro-Oeste. A autônoma Pamela Alonso destacou a importância da iniciativa.
“É um espaço que dá mais qualidade de vida, principalmente para quem quer sair do sedentarismo e trazer as crianças para atividades ao ar livre”, disse.
Para 2026, a gestão municipal informou que pretende ampliar projetos voltados à democratização do esporte e fortalecer os Centros de Esporte e Lazer e as minivilas olímpicas em diferentes zonas da cidade.
Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






