A Justiça italiana julga nesta terça-feira (20/01) o pedido de extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli, que está detida na Itália desde julho de 2025 após deixar o Brasil em decorrência de condenações no Supremo Tribunal Federal (STF).
A Corte de Apelação de Roma analisa a documentação apresentada, incluindo informações enviadas pelo ministro Alexandre de Moraes sobre onde Zambelli cumprirá eventual pena no Brasil, na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.
O julgamento foi adiado em dezembro de 2025 após a defesa solicitar mais tempo para analisar documentos do STF, mas o Ministério Público italiano já se posicionou favoravelmente à extradição ao Brasil.
Na audiência, os advogados de Zambelli também argumentam que ela sofre perseguição judicial e política no Brasil e questionam as condições do sistema carcerário brasileiro, parte essencial para que a Itália decida se aceita ou não o pedido de extradição.
Carla Zambelli foi condenada duas vezes pelo STF, por invadir os sistemas do CNJ, em atuação com o hacker Walter Delgatti, e pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.
Fonte: Agência Brasil*
Por Tatiana Sobreira, da redação da Jovem Pan News Manaus






