Pix sofre instabilidade, afeta bancos e volta a operar após falha no sistema

Problema no diretório central de chaves provocou falhas em transferências e pagamentos em todo o país na tarde desta segunda-feira (19).
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O sistema de pagamentos instantâneos Pix apresentou instabilidade na tarde desta segunda-feira (19), com falhas em transferências e pagamentos em tempo real em diversas instituições financeiras. O problema gerou milhares de reclamações de usuários em todo o país e afetou operações de pessoas físicas e empresas.

O Banco Central informou que a falha teve origem em um problema interno no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), base central que armazena as informações das chaves Pix.

“As equipes técnicas atuaram na identificação e resolução da causa, e o Pix já está operando normalmente”, informou o Banco Central, em nota.

De acordo com o site DownDetector, que monitora a interrupção de serviços digitais, mais de 6 mil reclamações foram registradas por volta das 14h40, indicando que a instabilidade não estava restrita a uma única instituição. O volume de queixas começou a cair no fim da tarde.

Bancos afetados

O monitoramento apontou aumento simultâneo de reclamações em ao menos oito instituições financeiras, o que reforçou a avaliação de falha no sistema central. Entre os bancos citados pelos usuários estão Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Nubank, Inter e C6 Bank.

Impacto

Além das transferências entre pessoas físicas, comerciantes relataram dificuldades para receber pagamentos e problemas na recarga de equipamentos que dependem do Pix. Como o sistema é um dos principais meios de pagamento eletrônico do país, a instabilidade teve reflexos imediatos no comércio e em serviços.

No início da noite, o número de reclamações caiu para perto de zero, indicando a normalização do funcionamento após a atuação técnica do Banco Central.

 

Com informações da Agência Brasil*
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus