“Estamos vivendo um momento crucial, que é o período de matrícula” destaca Pró-Reitora Sílvia da UFAM, em entrevista à Jovem Pan News Manaus

A Pró-Reitora de Graduação da UFAM, Sílvia Conde, participou do programa "De olho na Cidade, da Jovem Pan News Manaus," e detalhou as modalidades de ingresso para 2026, incluindo PSC, PSI, Sisu e processos especiais para públicos específicos. Ela esclareceu prazos, matrícula institucional e etapas do processo seletivo.

A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Sílvia Conde, participou do programa “De olho na Cidade, da Jovem Pan News Manaus”, apresentado por Tatiana Sobreira e Jackson Nascimento, para esclarecer aos candidatos as diferentes formas de ingresso na UFAM, para o ano letivo de 2026. Entre os processos estão o PSC (Processo Seletivo Contínuo), o PSI (Processo Seletivo para o Interior), o Sisu e seleções especiais destinadas a públicos específicos.

Durante a entrevista, Sílvia Conde reforçou a importância de acompanhar cada etapa do processo de ingresso:

“Estamos vivendo um momento crucial, que é o período de matrículas. Já tivemos os processos seletivos da UFAM, como o PSI e o PSC, voltados para estudantes que cursaram o ensino médio e já realizaram as provas. Esses candidatos já submeteram a documentação e agora aguardam a análise da universidade.”

Ela destacou ainda a atenção necessária aos prazos:

“Fiquem atentos: o dia 23 é o último dia de análise do PSC, especialmente para quem está na lista de espera. É fundamental acompanhar cada fase, porque o momento de inscrição não significa ainda a matrícula.”

Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2026

O PSC é uma das principais portas de entrada da UFAM. O resultado preliminar foi divulgado em 13 de janeiro, e a fase atual envolve o acompanhamento dos candidatos aprovados aos editais de matrícula institucional. O edital da matrícula foi divulgado no dia 14 de janeiro.

“Essa etapa analisa exclusivamente a documentação entregue pelos candidatos, como histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio. Só com a documentação correta é possível homologar o processo”, explicou a Pró-Reitora.

Processo Seletivo para o Interior (PSI)

O PSI oferece mais de 600 vagas anuais em cursos localizados nos campi de Humaitá, Coari, Parintins, Itacoatiara e Benjamin Constant.

“O PSI representa uma grande oportunidade para que jovens do Amazonas possam se qualificar, conquistar seu espaço e se preparar para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, disse Sílvia Conde durante a participação no programa De olho na Cidade.

O resultado preliminar do PSI será divulgado no dia 28 de janeiro, e a matrícula institucional vai até 20 de janeiro. O processo contribui para interiorizar o ensino superior no Amazonas, consolidando os campi regionais como centros estratégicos para o desenvolvimento local.

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026

A UFAM participa do Sisu, por meio do qual disponibiliza mais de 2.500 vagas em 110 cursos distribuídos em nove áreas do conhecimento. As inscrições começaram no dia 19 e seguem até 23 de janeiro. O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro, e a UFAM convocará os aprovados para matrícula no dia 4 de fevereiro.

“É fundamental reforçar: neste momento, o candidato não se inscreve diretamente na UFAM, mas sim no Sisu. A universidade está de portas abertas e espera por todos os candidatos que desejam estudar na rede pública”, destacou Sílvia Conde.

Processos seletivos específicos

Além do PSC, PSI e Sisu, a UFAM mantém processos voltados a públicos específicos:

PSELib (Licenciatura em Libras): 50% das vagas para pessoas surdas; resultado final em 20 de janeiro.

PSEMus (Bacharelado e Licenciatura em Música): seleção baseada em habilidades prévias; resultado final em 31 de janeiro.

PSERef (Refugiados, solicitantes de refúgio e imigrantes em situação de vulnerabilidade): segunda edição do processo com matrícula realizada em novembro de 2025.

Sílvia Conde reforçou que todos os processos são fundamentais para

“democratizar o acesso ao ensino superior e fortalecer o compromisso da UFAM com a sociedade amazonense, garantindo oportunidades para estudantes do interior, de grupos específicos e de toda a rede pública do estado.”

 

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.