Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate Laka e suspensão de glitter culinário

A Anvisa determinou o recolhimento do lote CC28525493 do Chocolate Branco Laka, após erro de rotulagem que pode representar risco a celíacos e alérgicos ao glúten. A agência também suspendeu a comercialização do Glitter e Glitter Holográfico da marca Flex Fest, impróprios para consumo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento do lote CC28525493 do Chocolate Branco Laka, após a fabricante Mondelez Brasil Ltda constatar erro de rotulagem que pode representar risco à saúde. Paralelamente, a comercialização do Glitter e Glitter Holográfico da marca Flex Fest foi suspensa por conter materiais plásticos, tornando-os impróprios para consumo.

O recolhimento do Chocolate Branco Laka se refere especificamente ao lote CC28525493. A comercialização, distribuição, divulgação e consumo do produto estão suspensos. A medida foi adotada depois que a Mondelez Brasil Ltda informou o recolhimento voluntário do lote, após perceber que o produto Laka Oreo foi embalado com o rótulo do Chocolate Branco Laka.

O erro técnico provocou divergência entre os ingredientes informados no rótulo e o conteúdo real do produto. Além disso, a embalagem não indicava a presença obrigatória de glúten, informação essencial para pessoas com doença celíaca ou alergias ao glúten, que podem ser expostas a riscos de saúde.

Suspensão do glitter culinário

Na mesma data, 22 de janeiro, a Anvisa determinou a suspensão do Glitter e do Glitter Holográfico da marca Flex Fest, fabricados pela empresa AP Viola Artes e Festas Ltda. A comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e uso dos produtos estão proibidos porque contêm materiais plásticos, sendo considerados impróprios para consumo humano.

As determinações da agência estão publicadas nas Resoluções divulgadas no Diário Oficial da União.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.