Barco Hospital São João XXIII inicia atividades de 2026 com nova expedição no interior

A ações ocorrem entre os dias entre os dias 23 e 29 de janeiro, na comunidade do Caviana.

O Barco Hospital São João XXIII iniciou nesta quinta-feira (22/01) as atividades de 2026 com a primeira expedição do ano em Manacapuru, município localizado a 68 quilômetros de Manaus. A unidade fluvial segue para a comunidade do Caviana, onde permanece entre os dias 23 e 29 de janeiro, atendendo moradores da região e de comunidades próximas.

Desde o início das operações, em dezembro de 2024, o barco hospitalar realizou cerca de 200 mil atendimentos. A proposta é ampliar o acesso da população ribeirinha e do interior a serviços de saúde de média complexidade, reduzindo deslocamentos para a capital.

Estrutura e serviços

A unidade funciona como hospital flutuante de média complexidade. Oferece consultas médicas, atendimentos odontológicos e oftalmológicos, exames laboratoriais, raio-X, ultrassonografia, mamografia, eletrocardiograma, vacinação, dispensação de medicamentos e cirurgias, conforme avaliação médica.

Durante o início das atividades, o governador ressaltou a importância estratégica do Barco Hospital para integrar os serviços da Atenção Básica, executados pelos municípios, com a rede estadual de média e alta complexidade.

Aqui nós temos uma estrutura que permite fazer consultas médicas, pequenos procedimentos cirúrgicos, consultórios odontológicos e procedimentos ambulatoriais. Essa estrutura é um hospital de média complexidade sobre as águas. Conseguimos fazer o atendimento intermediário entre o que faz uma prefeitura, na Atenção Básica, e o estado com o atendimento de alta complexidade na capital”, afirmou Wilson Lima.

Expedições realizadas

Esta é a 26ª expedição do Barco Hospital São João XXIII e a segunda atuação em Manacapuru. Em fevereiro de 2025, a embarcação realizou mais de 1,4 mil atendimentos na comunidade Vila do Jacaré. Ao longo das expedições, a unidade passou por municípios da Região Metropolitana e do interior do Amazonas.

Entre as localidades atendidas estão Iranduba, Manaquiri, Novo Airão, Manacapuru, Anori, Codajás, Caapiranga, Itacoatiara, Urucará, Urucurituba, Anamã, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Beruri, Boa Vista dos Ramos, Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Silves.

Reconhecimento e modelo

O Barco Hospital São João XXIII é citado como referência nacional em atendimento de saúde em áreas remotas da Amazônia. Em novembro do ano passado, passou a integrar o programa Agora Tem Especialista, após avaliação técnica de sua estrutura e modelo de funcionamento, garantindo apoio para o custeio das atividades.

Estrutura hospitalar

A embarcação possui quatro andares, com 14 leitos, sendo dez de internação e quatro de recuperação pós-anestésica. Conta ainda com centro cirúrgico, salas de procedimentos, consultórios, farmácia, áreas administrativas, cozinha, camarotes para as equipes, banheiros adaptados, elevador, sistema próprio de tratamento de esgoto e duas ambulanchas para apoio e transporte de pacientes.

 

Com informações da Assessoria

Foto: Divulgação

Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus