A Federação Internacional de Handebol (IHF) anunciou nesta quinta-feira (22) as três atletas indicadas ao prêmio de melhor jogadora de handebol do mundo de 2025.
Entre os nomes está o da brasileira Bruna de Paula, que concorre com as norueguesas Katrine Lunde e Henry Reistad, ambas campeãs olímpicas e mundiais.
Atualmente com 29 anos, Bruna defende o Györ, da Hungria, e integra a seleção brasileira. O desempenho recente pela equipe nacional foi determinante para a indicação. No Mundial disputado na Alemanha, entre novembro e dezembro, a central marcou 33 gols em sete partidas.
Apesar da eliminação do Brasil nas quartas de final, ela foi eleita a melhor jogadora da seleção e incluída na equipe ideal do torneio.
A votação para definir a vencedora será aberta ao público a partir do próximo domingo (25), por meio dos canais oficiais da IHF. Os votos dos torcedores terão peso de um terço no resultado final, somados às avaliações técnicas.
Bruna iniciou no handebol ainda criança em sua cidade natal. Na adolescência, passou a defender a equipe de São José dos Campos (SP), dando os primeiros passos no cenário nacional. Em 2016, aos 19 anos, optou por seguir carreira no exterior, atuando inicialmente pelo Fleury Loiret, onde foi eleita a melhor jogadora estrangeira logo na primeira temporada.
A trajetória internacional seguiu com passagens pelo Nantes, clube pelo qual foi eleita jogadora mais valiosa após marcar 68 gols em uma temporada, e pelo Metz, onde conquistou o título nacional e teve destaque na Liga Europeia. Em 2022, a atleta se transferiu para o Györ, da Hungria, equipe com a qual conquistou dois títulos consecutivos da Liga dos Campeões da Europa, nas temporadas 2023/2024 e 2024/2025.
Além das conquistas em clubes, Bruna de Paula também teve papel relevante na seleção brasileira na campanha do heptacampeonato dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Manuel Lema/Santiago 2023 via PHOTOSPORT






