Fifa lança marca e slogan da Copa do Mundo Feminina de 2027 em evento no RJ

Emblema e identidade sonora do torneio foram apresentados a 515 dias da competição, que será disputada no Brasil
Foto: FIFA

A Fifa apresentou neste sábado, no Rio de Janeiro, a marca oficial da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil. O lançamento ocorreu a 515 dias do início do torneio e incluiu a divulgação do emblema, do slogan e da identidade sonora da competição.

O emblema une as letras M e W, que representam “mulher” e “mundo” em português e inglês (women e world). A junção forma um losango que remete à bandeira do Brasil e à geometria de um campo de futebol. O troféu do Mundial aparece em destaque à frente do símbolo.

O slogan escolhido é “GO EPIC™”, que, segundo a entidade, convida o público a participar da jornada do torneio no país. A Fifa também apresentou a identidade sonora da competição, inspirada em ritmos brasileiros e em percussões associadas ao samba e à herança afro-brasileira.

O evento foi conduzido pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, e reuniu autoridades do esporte e personalidades do futebol masculino e feminino. “O Brasil vive e respira futebol, e já dá para sentir por aqui a empolgação em receber o mundo todo e sediar um evento histórico”, afirmou Infantino.

A ex-jogadora Formiga, atualmente diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, participou do lançamento ao lado da atacante em atividade Cris Rozeira. “Espero que possamos aproximar os torcedores do futebol feminino e mudar, dia a dia, a estrutura da modalidade”, disse Formiga.

Ícones do futebol masculino, Cafu e Ronaldo foram convidados para representar o apoio dos atletas homens ao torneio. “Acho que merecíamos a Copa no nosso país por tudo o que essas meninas fizeram para que esse momento chegasse. Quando as condições eram precárias, vocês fizeram com que o futebol feminino fosse reconhecido mundialmente”, afirmou Cafu.

A Copa do Mundo masculina de 2026 também foi mencionada durante o evento. Infantino disse que o torneio “vai ser espetacular” e destacou a expectativa de promover união e celebração por meio do futebol.

Após o lançamento da Copa de 2027, a Fifa prestou homenagem a jogadores campeões mundiais pela seleção brasileira: Pepe (1958), Mengálvio (1962), Jairzinho (1970), Bebeto (1994) e Cafu (2002).

Para o público, a praia de Copacabana foi escolhida como palco de ações que marcaram o início da contagem regressiva para o torneio, que será o primeiro da modalidade na América do Sul. Artistas fizeram pinturas no asfalto representando as oito capitais brasileiras que vão sediar os jogos.

Também foi realizada uma partida promocional no Posto 4, com a participação de lendas da Fifa e ex-jogadoras, diante de uma torcida formada por crianças de projetos sociais ligados ao futebol feminino.

 

 

Como informações da Agência Brasil*

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus