O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), promovem nesta quinta-feira (29), das 8h30 às 14h30, no Auditório da Ciência, campus 1 do Inpa em Manaus, o seminário “O Estado da Arte da Educação Ambiental no Amazonas”.
O evento contará com a participação do diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do MMA, Marcos Sorrentino.
O evento, em alusão ao Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado no dia 26 de janeiro, reforça o compromisso das instituições com a promoção da educação ambiental como eixo estruturante das políticas públicas e da produção de conhecimento e para a construção de um futuro mais sustentável para o Amazonas e é voltado para educadores, pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
“A ação é estratégica por articular a ciência produzida pelo Inpa com a atuação da Semmas, qualificando a Educação Ambiental como política essencial para enfrentar os desafios socioambientais e promover um desenvolvimento justo e sustentável de Manaus e da região, destacou o diretor do Inpa, professor Henrique Pereira,
Para o secretário da Semmas, Fransuá Matos, a Educação Ambiental é um dos principais caminhos na formação de cidadãos conscientes, capazes de proteger a floresta e garantir que Manaus cresça de forma sustentável com o foco para as futuras gerações. “Por isso, nossa equipe de Educação Ambiental trabalha diariamente nas comunidades e escolas, desde a infância até a idade adulta da população”, completou o secretário.
Segundo os organizadores, o Seminário servirá ainda para a produção de ideias e estratégias que contribuam para o fortalecimento da Política de Educação Ambiental do Estado do Amazonas (PEA-AM) de 2012, que se encontra em processo de revisão na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA-AM).
O seminário é aberto ao público, as inscrições seguem abertas aqui, até 29 de janeiro, dia do evento.
Dia Mundial da Educação Ambiental
O Dia Mundial da Educação Ambiental tem origem no Encontro Internacional de Educação Ambiental realizado em 1975, em Belgrado.
Como legado do evento, foi elaborada a Carta de Belgrado, que estabeleceu princípios fundamentais para a educação ambiental, reconhecendo-a como um processo permanente, interdisciplinar e essencial para a construção de sociedades mais justas, conscientes e sustentáveis. Desde então, a data passou a simbolizar a importância da educação como instrumento estratégico para enfrentar os desafios ambientais globais.
Mais informações no site do evento
Com informações ascom Inpa*
Por Tatiana Sobreira, da redação da Jovem Pan News Manaus






