Aposentados e pensionistas ganharam até 20 de março para solicitar a devolução de valores descontados de forma indevida dos benefícios do INSS. A medida vale para pedidos feitos em todo o país e amplia o prazo que terminaria em 14 de fevereiro.
A prorrogação ocorre após registros de instabilidade no sistema Meu INSS desde 19 de janeiro, o que dificultou o acesso de parte dos beneficiários ao serviço digital.
Sistemas fora do ar
Está prevista uma manutenção nos sistemas da Previdência entre 27 de janeiro e 1º de fevereiro. Durante esse período, os serviços podem ficar indisponíveis.
Até o momento, cerca de 4,2 milhões de beneficiários já receberam a devolução. O valor total pago soma R$ 2,8 bilhões. Ao todo, foram registradas 6,2 milhões de contestações de cobranças. A estimativa é de que 850 mil pessoas ainda possam solicitar o ressarcimento.
Origem dos descontos
Os descontos indevidos estão ligados a fraudes em acordos firmados com entidades associativas. As irregularidades envolveram cobranças não autorizadas nos benefícios previdenciários e motivaram investigações iniciadas em 2025.
Como pedir a devolução
Os pedidos de ressarcimento podem ser feitos até 20 de março. O atendimento está disponível pelo aplicativo ou site Meu INSS, com login no Gov.br. Também é possível solicitar pelo telefone 135, com atendimento gratuito de segunda a sábado, das 7h às 22h. Outra opção são as agências dos Correios, que prestam suporte gratuito em mais de 5 mil unidades.
Com informações da Agência Brasil*
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






