O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) prorrogou o prazo de inscrições do edital Prospera Sociobio, voltado à criação de Núcleos de Desenvolvimento da Sociobioeconomia em territórios amazônicos. As propostas podem ser submetidas até as 23h59 do dia 13 de fevereiro.
A chamada pública Prospera Sociobio é promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e o Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW). A iniciativa integra o projeto “Sociobioeconomia na Amazônia”, que marca a fase inicial de implementação do Programa Nacional de Sociobioeconomia Prospera Sociobio.
O edital prevê um aporte financeiro total de R$ 70,2 milhões. Cada território estratégico selecionado poderá receber até R$ 11,7 milhões para a implantação dos núcleos. As regiões contempladas são Altamira (PA), Portel (PA), Salgado-Bragantino (PA), Macapá (AP), Juruá-Tefé (AM) e Rio Branco–Brasiléia (AC).
Podem participar organizações da sociedade civil, empreendimentos, institutos de pesquisa, ensino e extensão, entidades de assistência técnica e extensão rural, instituições financeiras e outras organizações regionais que possuam experiência e capacidade para oferecer serviços integrados.
Os núcleos têm como objetivo atuar como referências regionais em áreas como assistência técnica, formação, gestão de negócios, comunicação e inovação produtiva, voltadas à sociobioeconomia amazônica.
Dúvidas e pedidos de esclarecimentos sobre o edital podem ser encaminhados até o dia 10 de fevereiro, por meio do e-mail editais@fas-amazonia.org.
O projeto Sociobioeconomia na Amazônia integra a cooperação entre os governos do Brasil e da Alemanha para a implementação da Estratégia Nacional de Bioeconomia (ENBio). A coordenação política é do MMA, por meio da Secretaria Nacional de Bioeconomia, com execução da Fundação Amazônia Sustentável e financiamento do Banco Alemão de Desenvolvimento.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






